24/12/2015

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Troika leva 2 mil milhões em juros 

Tesouro ainda desembolsou dois milhões para cobrir comissões. Por Pedro H. Gonçalves Os credores da troika já receberam mais de dois mil milhões de euros só em juros do empréstimo que fizeram a Portugal em 2011. 
 .
Até novembro deste ano, foram 2105 milhões de euros que Portugal pagou ao Fundo Monetário Internacional, BCE e Comissão Europeia, aos quais se somam ainda outros dois milhões para cobrir as comissões dos empréstimos.


Os dados publicados esta quarta-feira pela Direção-Geral do Orçamento (DGO) mostram assim que todos os dias a troika recebeu seis milhões de euros por dia em juros pelo resgate de quase 78 mil milhões que recebeu. 

Do lado dos impostos, a evolução vem confirmar a devolução de zero euros na sobretaxa pelo crédito fiscal criado pelo anterior Executivo. O crescimento das receitas fiscais do Estado até novembro está ligeiramente abaixo do previsto para o conjunto do ano e a cobrança conseguida através do IVA e do IRS, os dois impostos que contam para calcular o crédito fiscal, também estão abaixo do desempenho esperado. 

Mesmo assim, os portugueses voltaram a pagar mais impostos até novembro do que em igual período do ano passado. A receita fiscal disparou 5%, com mais 1691 milhões de euros cobrados pelo Fisco. Só o imposto sobre veículos subiu 23%. 

* O belo negócio que José Socrates e Passos Coelho concordaram em fazer, 6 milhões de euros só de juros por dia. Há filhos da pauta mais espertos.

.

Sem comentários: