14/11/2015

.

HOJE NO
  "OBSERVADOR"
Testes de stress. 
Novo Banco precisa de 1400 milhões
 no cenário mais adverso

Novo Banco passa nos testes de stress no cenário base, mas chumba no cenário mais adverso que revelou insuficiência de capital de 1398 milhões de euros. Venda vai permitir reforço de fundos próprios.

Os resultados dos testes de stress do Novo Banco identificaram um desvio de 1398 milhões de euros no cenário mais adverso, acabou de revelar o Banco de Portugal. No cenário base, a instituição liderada por Stock da Cunha passou no teste, com um rácio core tier 1 de 8,24%, acima do mínimo exigido.
 .
A insuficiência de fundos próprios identificada nos testes do esforço do Banco Central Europeu ocorre no pior cenário dos testes de stress apenas em 2017.

De acordo com o Banco de Portugal esta falha de capital será ultrapassada via implementação do plano estratégico, que já está em marcha e que deverá ser apresentado nas próximas semanas, mas também através do processo de venda da participação detida pelo Fundo de Resolução no Novo Banco a um investidor privado.
As medidas a executar no quadro do plano estratégico complementarão o reforço de fundos próprios que decorrerá do processo de venda da participação acionista detida pelo Fundo de Resolução no Novo Banco”.
Com a clarificação das necessidades adicionais de capital, estão criadas as condições no imediato para preparar nova etapa no processo de venda. Este processo será conduzido por Sérgio Monteiro, ex-secretário de Estado das Obras Públicas.

Venda dos seguros
No curto prazo está já prevista a venda da participação do Novo Banco na GNB – Companhia de Seguros (ex-BES Vida) e de outras participações não estratégicas para atividade do grupo Novo Banco.

Os testes de stress colocam à prova o balanço de uma instituição bancária perante cenários de choque económico e financeiro para avaliar se a solidez financeira, medida através de rácios (o mais famoso é o Core Tier 1), resiste ao impacto de condições adversas.

As fragilidades e insuficiências detetadas nesse processo determinam as necessidades de mais capital para cada banco. O teste, coordenado pelo Banco Central Europeu, é feito aos chamados bancos sistémicos em cada sistema bancário nacional. O exame do Novo Banco foi adiado um ano por causa da resolução do BES e do tempo que demorou afinar o balanço e património da instituição.

* As vigarices da família Salgado, a negligência do BdP e a complascência do governo PàF, vão fazer que os portugueses paguem mais mil e quatrocentos milhões, sugerimos que este pagamento seja atribuído a quem votou no PSD e no CDS.

.

Sem comentários: