30/11/2015

.
HOJE NO
"DIÁRIO  ECONÓMICO"

LiFi promete internet 100 vezes 
mais rápida do que com WiFi

A tecnologia de transmissão de dados sem fios WiFi pode ter os dias contados. Isto porque a chamada "Light Fidelity" (LiFi) consegue transmitir 1 gigabytes de dados por segundo, refere a “BBC”.

De acordo com os primeiros testes realizados, esta nova tecnologia consegue uma velocidade 100 vezes maior que o actual WiFi podendo ser ainda mais rápido. A Estonia Velmenni, empresa tecnológica que está a realizar os testes em laboratórios na Universidade de Oxford, sublinha que a velocidade de transmissão de dados chegou a atingir 22 gigabytes por segundo.


A tecnologia LiFi usa ondas de luz para a transmissão, empregando díodos emissores de luz (LED). "Criámos uma solução de iluminação inteligente para uma área industrial na qual a comunicação de dados se realiza através da luz. Também estamos a fazer um projecto piloto, criando uma rede de LiFi para aceder à internet no escritório", sublinha Deepak Solanki, director-geral da Velmenni.

Segundo fontes ligadas ao processo, os grandes fabricantes estão interessadas em produzir 'smartphones' compatíveis com LiFi.

Ficou ainda demonstrado que o LiFi é mais seguro que o WiFi e não interfere com outros sistemas, e que poderia ser usado sem problemas num avião.

* É p'ra quando???

.

Sem comentários: