27/10/2015

.

HOJE NO
 "A BOLA"

Contra o racismo
Sindicato dos Jogadores promove 
Semana Contra o Racismo e 
a Violência no Desporto

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) apresentou este sábado, no Estádio Universitário, em Lisboa, a 11.ª edição da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto, que conta com o apoio de A BOLA.
.


A iniciativa vai decorrer até 28 de outubro e o tema central deste ano é a dramática situação vivida pelos refugiados, tendo como lema `Football Welcomes Refugees´(em tradução livre `O Futebol dá as boas-vindas aos Refugiados´).

Foram assinados dois Memorandos de Entendimento contra o racismo, violência, xenofobia, intolerância e a discriminação no futebol.

O primeiro, genérico, entre a família do futebol, e o segundo, mais específico, entre o SJPF, Conselho para os Refugiados (CPR) e Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Os documentos foram rubricados pelos presidentes dos diversos organismos presentes, a começar por Joaquim Evangelista, do SJPF, passando por José Manuel Constantino (Comité Olímpico de Portugal), Fernando Gomes (Federação Portuguesa de Futebol), Pedro Proença (Liga Portuguesa de Futebol Profissional), José Gomes (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) e terminando em José Pereira (Associação Nacional de Treinadores de Futebol).

Fernando Guerra, diretor adjunto de A BOLA, representantes de outros jornais desportivos e ainda responsáveis da RTP, SIC, TVI, CMTV e Sport TV também assinaram por baixo o primeiro memorando.

.
Desporto é transversal

No uso da palavra, Joaquim Evangelista salientou.

«O desporto é transversal, global, inclusivo e integrador. Por tudo isso e por muito mais pode fazer a diferença», palavras subscritas por Fernando Gomes, presidente da FPF.

«Desde que assumimos a presidência, estivemos sempre presentes nesta iniciativa do SJPF. Queremos contribuir para melhorar alguns problemas que infelizmente ainda afetam a nossa sociedade», assinalou.

Por seu lado, Fernando Guerra disse. «Esta iniciativa é muito importante do ponto de vista social, porque apesar de criticado e muitas vezes ofendido, o futebol também é pioneiro em preocupar-se com o bem-estar dos outros», concluiu.

* MELHOR É QUASE IMPOSSÍVEL!


.

Sem comentários: