27/10/2015

.
 
HOJE NO
"RECORD"

Canhão volta a disparar na Praia do Norte

Enquanto em Peniche se aguarda pelos heats finais do Moche Rip Curl Pro Portugal, o brasileiro Pedro Scooby e companhia – e que companhia! - “divertiam-se” nas ondas da Nazaré. Sim, porque para este surfista carioca e amigos ondas de 18 metros são pura diversão. “Bem humorado e surfista de vocação”, como se descreve, Scooby é um dos amantes de ondas grandes que tem sempre Portugal como destino de eleição. 
 .

Hoje, na Praia do Norte, junto ao Canhão da Nazaré, fez-se acompanhar, como é hábito, dos brasileiros Carlos Burle, Maya Gabeira, Edílson Assunção (mais conhecido como Alemão de Maresias), o franco-brasileiro que reside na Ericeira Eric Rebiere e ainda o alemão Sebastian Steudtner.

“Pensámos que o surf não ia rolar. Mesmo assim, a nossa equipa reuniu-se logo pela manhã e decidimos arriscar. Estavam ondas muito grandes, mas também muito vento, decidimos juntar-nos e acabei por ser o primeiro a agarrar o cabo e lá fui... apanhei três ondas”, começa por contar.

Pedro Vianna, como afinal se chama este “Scooby”, é um dos principais nomes da nova geração do freesurf brasileiro. Avesso às competições, é feliz nas ondas grandes. “O tempo de surf foi curto, as ondas tinham cerca de 60 pés [18 metros], sólidas. Na terceira onda tive sorte, era uma onda mais lisa e não havia quase ninguém na água. O Carlos Burle conduzia a mota de água que puxava o meu cabo. Foi muita sorte conseguir apanhar a maior onda deste primeiro dia com swell na Nazaré, nesta temporada e deixou-me desde já mais confiante. Depois, a minha prancha está boa, o equipamento está bom e isso deixa-me feliz”, diz ainda.
 .
“Minha vida é temperada por ondas grandes e grandes amigos. Quem atravessa o mundo inteiro atrás de uma única onda, faz isso porque gosta, né? Não tenho medo de arriscar, muito menos de ser feliz”, lê-se na sua página de Facebook. E por isso, faz-se sempre acompanhar da sua equipa. Deste “team” faz também parte a brasileira Maya Gabeira, que em 2013 sofreu um acidente numa onda ali mesmo, na Praia do Norte, e quase perdeu a vida.

De volta a Portugal, pela primeira vez depois daquele dia, desta vez Maya ficou a apoiar Scobby. “Só ele é que surfou hoje, eu fiquei no resgate com o 'Alemão'. O Burle ficou a puxar o Scooby. A onda tinha entre 40 a 60 pés e o mar estava muito mexido. Decidimos sair da água quando começou a tempestade, mas foi bom para treinar e testar todo o sistema de segurança”, avançou.
.
Depois desta manhã de surf na Nazaré, seguiram para a Papoa, em Peniche, bem mais perto da ação da etapa portuguesa do mundial de surf. A equipa está pronta para a ação. E aguarda agora que o canhão continue a disparar.

* Portugal é uma belíssima onda só o governo é flat, sem ponta por onde se pegue.

.

Sem comentários: