05/10/2015

.


HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Socialistas vão a congresso 
e já há dois candidatos

Fonte da direção do PS diz que conclave "terá necessariamente lugar, nos termos dos estatutos, após as eleições". Amanhã é dia de Comissão Política. Álvaro Beleza e Rui Prudêncio desafiam Costa.
.
É dos estatutos: o PS prepara-se para ir a Congresso, depois das eleições legislativas de domingo, avançou fonte da direção socialista. Segundo a mesma fonte, o Congresso "terá necessariamente lugar, nos termos dos estatutos, após as eleições, tal como haverá congressos federativos".

Esta explicação surge porque, de acordo com essa fonte, o que ontem se perguntou a António Costa foi "se ele se demitia". E o secretário-geral do PS "disse que não". "Ninguém lhe perguntou pelo Congresso", apontou a fonte.

Amanhã, terça-feira, há reunião da Comissão Política, que, esta sim, António Costa anunciou na noite de domingo. Tema: analisar os resultados eleitorais. Antes, durante a tarde, os deputados socialistas eleitos reúnem-se também na sede do partido, no Largo do Rato, em Lisboa.

Entretanto, por causa dos resultados, já há dois candidatos que se perfilam no horizonte para desafiar a liderança de Costa, os dois próximos da anterior direção de António José Seguro.

O primeiro a mostrar disponibilidade foi Álvaro Beleza que, segundo o Observador, disse estar disponível "se não houver outro candidato que tenha mais condições do que eu". "Eu vou sozinho. Isto foi uma reflexão individual", explicou

Deixando o anúncio para a reunião de terça-feira, Beleza disse: "Não podemos conseguir na secretaria o que não conseguimos na urna". E apontou ao futuro: "O PS tem de se reinventar, tem de protagonizar uma esquerda do século XXI e ser a casa das esquerdas."

Já o outro candidato é Rui Prudêncio, que também colaborou com Seguro e foi deputado na XI Legislatura (quando do segundo governo de José Sócrates), que afirmou, numa nota enviada ao DN, que "António Costa enganou os militantes prometendo que com ele o PS tinha maioria absoluta e acabou por perder as eleições".

Para o antigo deputado, "Costa é hoje um problema para o PS", manifestando a sua disponibilidade: "Confirmo que estou disponível para avançar em nome da renovação e da união do PS." Já a candidatura de "Álvaro Beleza não colhe apoios no terreno", segundo Prudêncio, que diz ter percorrido "ao longo do ultimo ano".

* Ainda António Costa não saíu do seu vale de lágrimas e já se erguem espingardas contra si, malvadezas.


.

Sem comentários: