19/10/2015

.
HOJE NO
 
"i"

"28 A"
À mesa com desconhecidos

Não é um restaurante, é um novo supper club em Lisboa onde podemos jantar com estranhos e na casa de estranhos. As reservas estão cheias até Dezembro, mas conseguimos experimentar.

“Isto vai ser um jantar familiar?” Surge a pergunta à porta do 28A. “Acho que não”, mas as dúvidas tiram-se assim que Inês, de dez anos, nos vem receber à porta com um sorriso. Afinal, vai.

Descemos as escadas para entrar na vida de desconhecidos que preparam o jantar numa azáfama, depois de mais um dia de escola e de trabalho. Inês escolhe a música no portátil em cima da mesa da cozinha, enquanto Íris e Gonçalo, os donos da casa e mentores deste novo supper club de Lisboa, preparam os ingredientes para o jantar com estranhos que vão chegando e tocando à campainha.
.
“Quem é que aqui não gosta de Star Wars?”, pergunta Inês a tentar angariar mais gente para a sua causa de desprezo à saga. Todos parecem gostar e, na sala, Pankaj, um dos desconhecidos com quem vamos jantar, até tem o Darth Vader tatuado no braço. “E quem é que gosta de One Direction?” Silêncio na cozinha e depois gargalhadas. Ter uma miúda de dez anos num jantar deste género ajuda a quebrar o gelo e a meter conversa com desconhecidos.

A primeira regra do supper club não é não falar do supper club, ou não estaríamos a escrever este artigo. Pelo contrário, foi o passa-palavra a amigos e amigos de amigos que ajudou a que as reservas para os dois jantares semanais do 28A já estivessem esgotadas até Dezembro – mas aceitam-se novas datas e é uma questão de sugeri-las, ao almoço e ao jantar.

A primeira regra deste supper club é que “não estamos num restaurante”, sublinha Íris. Aqui podemos entrar e sair da cozinha, ver o livro de receitas aberto em cima do balcão, fumar um cigarro no pátio ideal para jantares em noites mais quentes ou ver Inês treinar pinos e ginástica semiacrobática no sofá da sala.

Gonçalo e Íris têm profissões que não podiam estar mais longe da cozinha: ele é consultor, e ela maquilhadora. “Há cinco anos, nem sabia fritar um ovo”, confessa Gonçalo, que agora é o chefe da casa. Foi por causa dos almoços que a filha tinha de levar para a escola “e para ajudar a reduzir custos” que teve de aprender a cozinhar.

“Com a ajuda da app do Jamie Oliver fui começando a fazer coisas cada vez mais rebuscadas e, às tantas, a Inês já me dizia: ‘Pai, pára de me mandar coisas complicadas.’”

Menus 
Os jantares de amigos começaram a acontecer sempre em casa de Gonçalo, tal como as noites de póquer. “Uma vez fiz all-in e saí do jogo mais cedo e fui fazer biscoitos para a cozinha. A partir daí, os meus amigos disseram que as noites de póquer passavam a ser sempre aqui.”

Mas quase não há tempo para póquer. Desde que lançaram o supper club, há um mês e meio, com um site e uma página de Facebook, que a agenda do casal tem estado muito preenchida. E agora mais ainda, desde que começaram também a fazer brunches ao domingo.
 .
Nos almoços e jantares há três menus à escolha, mas os pratos podem ir mudando consoante os ingredientes disponíveis e as intolerâncias alimentares dos visitantes. “Por exemplo, hoje, para entrada, a solha não estava com grande cara e optámos por um pregado”, explicam.

Como prato principal há lombo de porco fumado com molho de goiabada, arroz de limão (feito por Inês) e salada de endívias com romã, queijo Pecorino e molho de iogurte grego. Para sobremesa, um duelo de musses: a de lima, feita por Íris, com coco torrado, e a de Gonçalo, um pudim de chocolate negro com espuma de caramelo. Comida digna de um restaurante onde pagaria uma nota preta, é certo (aqui paga-se 40 euros, com bebidas incluídas), mas a primeira regra é não comparar o 28A a um restaurante, já se sabe.

À mesa discute-se qual é o melhor brunch de Lisboa, fala-se sobre o iWatch de um dos desconhecidos, sobre o robô de cozinha sous vide que a namorada está a desenhar, sobre outro duelo que não tem nada a ver com musses, Spotify vs. iMusic, de festas desgovernadas que acabam com os vizinhos a tocar à campainha, dos pombos que os gatos que parecem tigres têm trazido para dentro de casa e das melhores séries que por aí andam na ressaca de “Game of Thrones”.

Ainda há tempo para Gonçalo se sentar ao piano e tocar José Cid e a “Bohemian Rhapsody” dos Queen, antes deste jantar se tornar um daqueles desgovernados em que os vizinhos tocam à campainha e ameaçam chamar a polícia. Enfim, hora de ir para casa, e o melhor é que desta vez não somos nós a lavar a loiça.

* Ideia simpática e apetitosa, aqui vai o endereço : "28a.lisbon@gmail.com"


.

Sem comentários: