19/10/2015

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Fuga às Scut 
faz subir número de acidentes

A introdução de portagens nas antigas Scut fez disparar o número de acidentes nas estradas nacionais à volta. 

O setor segurador admite mesmo que as apólices de quem vive nestas zonas vão ter de subir. "A partir do momento em que surgiu a crise e as vias passaram a ser portajadas, isso desviou tráfego para as estradas nacionais. E o que temos verificado nos últimos meses é um agravamento da sinistralidade nas estradas nacionais", revela ao CM Luís Cervantes, da Associação Portuguesa da Mediação Profissional de Seguros (APROSE). 
.
O presidente da APROSE dá o exemplo da introdução de portagens na Via do Infante. "A incidência de acidentes no Algarve é impressionante, especialmente choques frontais. E esses ocorrem normalmente nas estradas nacionais", refere Luís Cervantes. Este risco que os portugueses correm ao usar as estradas nacionais para escapar às portagens nas ex-Scut começa a ser refletido no momento de pagar o seguro. "É natural que as regiões que viram o tráfego deslocado possam ver o risco agravado", admite a APROSE.

 Ao CM, fonte do Núcleo de Investigação Criminal a Acidente de Viação da GNR confirma que os acidentes de quem evita as ex-Scut aumentaram.

* Era inevitável, a educação cívica na estrada deve rondar os 20% dos condutores, portanto estradas com menos condições de segurança e mais "rambos do asfalto" dá este resultado.

.

Sem comentários: