04/09/2015

.
HOJE NO
 "JORNAL DE NOTÍCIAS"

Norte em alerta devido a surto de legionela

Nas últimas cinco semanas, foram notificados 12 casos, um número "considerado superior ao que seria de esperar" e que por isso tem merecido "especial atenção", referiu, ao JN, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).
 .
Não há vítimas mortais e fonte da Direção-Geral da Saúde (DGS) assegurou, ao JN, que "não é uma situação que preocupe". Em novembro do ano passado, um enorme surto de legionela em Vila Franca de Xira causou 12 mortos e infetou 375 pessoas.

Suspeita em hotéis no Porto
O JN sabe que o alerta foi dado pela DGS. Consequentemente, a ARSN informou, no final da semana passada, os hospitais e centros de saúde de toda a região sobre um recente aumento do número de doentes com legionela, pedindo aos profissionais de saúde que sigam as instruções da DGS, nomeadamente no que respeita à notificação dos casos prováveis e confirmados.

Segundo apurou o JN, o alerta fazia referência a focos da doença na zona ocidental do Porto, incluindo em equipamentos hoteleiros. Mas, em resposta ao JN, a diretora do departamento de Saúde Pública da ARSN, Maria José Neto, assegurou, por escrito, que a informação disponível não indica que os casos estejam associados à frequência de hotéis do Porto.

Referiu ainda que "dos 12 casos, e de acordo com a informação epidemiológica disponível, dois estiveram fora de Portugal durante o período provável de ocorrência da infeção. Os restantes dez casos ocorreram em pessoas residentes na Região do Grande Porto".

De acordo com a ARSN, a investigação epidemiológica está a ser conduzida de forma a caracterizar os percursos que os doentes fizeram durante os 14 dias antes do início dos sintomas, de forma a orientar a investigação ambiental. "Até este momento, já foram efetuadas colheitas de água em alguns equipamentos localizados na região em estudo, mas os resultados preliminares são ainda negativos."

A doença dos legionários ou legionela ficou bem conhecida dos portugueses em novembro do ano passado, quando Vila Franca de Xira enfrentou o terceiro maior surto do Mundo.

* Se desejar manter informação actualizada consulte o site da DGS.
 
.

Sem comentários: