04/09/2015

.
HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"

Liga agenda jogos de FC Porto, Benfica e Sporting para o dia das legislativas

A Liga Portuguesa de Futebol agendou os jogos dos três grandes referentes à sétima jornada do campeonato para o dia 4 de Outubro, data em que se realizam as eleições legislativas. A confirmar-se será a primeira vez que há jogos da I Liga em dia de eleições.
.
 O FC Porto, o Benfica e o Sporting vão disputar os jogos de futebol relativos à sétima jornada da I Liga no domingo, 4 de Outubro, data em que se realizam também as eleições legislativas.

De acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira, 4 de Setembro, pela Liga Portuguesa de Futebol, e citado pela agência Lusa, os três grandes vão jogar, de forma praticamente seguida, entre as 16h até cerca das 22h de 4 de Outubro. O Benfica entra em campo às 16h contra o União da Madeira, os dragões recebem o Belenenses às 18h15 e, por fim, os leões recebem o Vitória.

Trata-se de uma situação inédita, uma vez que nunca em dia de eleições se realizaram jogos da I Liga de futebol. No entanto, tal não constitui qualquer irregularidade. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) refere que a realização de eventos desportivos na véspera e em dias de eleições pode concretizar-se desde que não coloque "em causa o exercício do direito de voto por parte dos participantes" e elucida que "em eventos que impliquem a deslocação de eleitores para fora dos locais em que estejam recenseados devem criar-se condições para que estes possam votar". Segundo a CNE, a prática da caça é o único tipo de evento proibido em dia de eleições.

No comunicado já referido, a Liga diz que "instruiu as Sociedades Desportivas em questão, no sentido de tomarem as devidas diligências, com relação aos cidadãos recenseados que integram as suas equipas, bem como todos os agentes que participam nos referidos jogos, poderem exercer o seu direito de voto junto das respectivas Câmaras Municipais". No entanto, o Negócios soube que até ao momento não foram ainda definidos os mecanismos que permitirão aos eleitores envolvidos nos jogos em causa cumprirem o seu dever cívico no dia 4 de Outubro. 
Estes jogos dos três grandes estavam inicialmente previstos para sábado, 3 de Outubro, mas, no entanto, a conjugação de jogos das competições europeias na semana que antecede as eleições com os compromissos da Selecção Nacional de futebol na semana subsequente levou a esta decisão da Liga. 
 .
Uma fonte da Liga citada pela TSF terá justificado esta decisão com a necessidade de assegurar os obrigatórios intervalos de 72 horas entre jogos. Apesar de o FC Porto, que joga com o Chelsea na terça-feira, 29 de Setembro, poder jogar logo no sábado, o Belenenses joga na quinta-feira, 1 de Outubro, na Liga Europa. O Benfica joga no último dia de Outubro e o Sporting a 1 de Outubro. Pelo mesmo motivo, o jogo entre o Braga e o Arouca, previsto para 4 de Outubro, foi adiado para 5 de Outubro dado que os bracarenses também estão envolvidos na Liga Europa.

Outra possibilidade passaria por adiar os jogos dos três grandes para a segunda-feira seguinte às eleições, no entanto essa é já uma data FIFA, em que os clubes são obrigados a dispensar os seus respectivos futebolistas às selecções. Portugal defronta a Dinamarca a 8 de Outubro e a Sérvia no dia 11.

* Um exemplo de equilíbrio, mesas de voto e estádios com pouca afluência.


.

Sem comentários: