14/07/2015

.

GUIA PARA PERCEBER
A OPERAÇÃO MARQUÊS
11 PERGUNTAS









2ª PERGUNTA: Quais são as grandes suspeitas que caem sobre José Socrates?

 .
As maiores suspeitas que recaem sobre o ex-primeiro-ministro referem-se sobretudo ao tempo em que governou o país e a verbas monetárias de que usufruiu depois de sair do cargo e que terão tido origem em esquemas ilegais ocorridos durante os anos da governação.

Entre as suspeitas, a investigação procura saber se Sócrates terá recebido dinheiro relativo à localização futura do aeroporto de Lisboa, assim como pela alteração do Plano Regional de Ordenamento do Território para o Algarve (PROTAL), que permitiu a construção do empreendimento Vale do Lobo, no Algarve, agora ponto central do processo.

Há ainda a suspeita de que José Sócrates pode ter beneficiado empresas ligadas ao Grupo Lena e a Carlos Santos Silva e que este funcionaria como testa de ferro para movimentações de dinheiro.
Um alegado negócio que envolve a Quinta dos Muros Altos, em Sintra, também está em cima da mesa. Curiosidade: a quinta já pertenceu ao ex-deputado do PSD Duarte Lima.

Viagens de férias, no valor de, pelo menos, 45 mil euros, e a compra de uma casa em Montemor-o-Novo para a ex-mulher de Sócrates são também investigadas pelo Ministério Público, que acredita terem sido pagas com dinheiro de Carlos Santos Silva que eram luvas para Sócrates.


* Próxima pergunta amanhã à mesma hora

** Um excelente trabalho dos jornalistas do "OBSERVADOR", a edição começou segunda 13/07/15.


.

Sem comentários: