25/06/2015

.
HOJE NO
 "DESTAK"

Direitos humanos no Brasil
. desrespeitados com más condições
. das prisões, corrupção e trabalho 
forçado - EUA

O desrespeito aos direitos humanos no Brasil ocorre principalmente com as más condições das prisões, a corrupção, o trabalho forçado e o tráfico sexual, inclusive de crianças, segundo um relatório divulgado hoje pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. 

GUANTANAMO É BRASIL?
Outros problemas apontados pelo relatório, que se refere a 2014, foram a violência e os abusos das forças de segurança do Estado, a tortura em reclusos, a violência e a discriminação contra mulheres e meninas, agressões contra crianças, conflitos com indígenas e discriminação com homossexuais.

Segundo o relatório, não há informações que confirmem mortes por motivação política, mas, sim violência pelas forças de Estado, principalmente nas áreas mais pobres e favelas e em casos de vingança contra testemunhas.

Corrupção e violência doméstica entre os principais problemas em São Tomé - EUA

Os principais problemas de Direitos Humanos em São Tomé e Príncipe dizem respeito às más condições nas prisões, corrupção de agentes oficiais e violência doméstica, indica um relatório do Departamento de Estado norte-americano relativo a 2014. 
 .
NOVA YORK É EM S. TOMÉ?
O mesmo documento acrescenta que "alguma descriminação da sociedade contra as mulheres [também] constitui um problema" e nota que o Governo tentou, sem êxito, investigar e punir abusos por parte de membros dos órgãos administrativos.

"Apesar de o Governo ter dado alguns passos para investigar e julgar responsáveis que cometeram abusos, raramente foram punidos. A impunidade foi um problema" em São Tomé ao longo de 2014, indica.

EUA criticam persistência da violência policial e sobre a mulher e morosidade 
na justiça em Cabo Verde

Cabo Verde é um país "politicamente estável", mas onde persiste a violência policial sobre presos, violência baseada no género e morosidade na Justiça, indica hoje um relatório do Departamento de Estado norte-americano sobre os Direitos Humanos no mundo.
18 CRIANÇAS ASSASSINADAS EM CONNECTICUT, SERÁ EM CABO VERDE?

No relatório sobre a situação em 2014, divulgado hoje em Washington, é indicado também que o arquipélago cabo-verdiano tem ainda problemas como o abuso sexual de crianças, exploração sexual de jovens e trabalho infantil, além de serem "comuns" casos de violência doméstica e de discriminação social contra a mulher, vítima ainda de assédio sexual.

"Embora o Governo tenha tomado medidas para criminalizar funcionários públicos que cometam violações aos Direitos Humanos, o processo é lento", lê-se no documento que, na parte reservada a Cabo Verde, conta com sete páginas, em que são discriminadas sete secções sobre aspetos ligados aos direitos humanos no país.

Violência contra mulheres e 
crianças "ensombra" direitos humanos
 em Portugal - Relatório

Um relatório do Governo norte-americano, hoje divulgado, aponta a Portugal várias violações dos direitos humanos, como violência sobre mulheres e crianças, tráfico de pessoas para exploração sexual e laboral e uso da força policial excessiva contra detidos.

O relatório de 2014 do Departamento de Estado norte-americano, sobre direitos humanos, refere ainda, no que toca a más práticas de Portugal, a detenção de pessoas que procuram asilo, a discriminação e a exclusão social de ciganos, a diferença salarial entre homens e mulheres e a prática da mutilação genital feminina entre a comunidade da Guiné-Bissau residente no país.

NÃO SÃO PORTUGUESAS!
Em particular, sobre o sistema prisional e judicial, o documento enumera o abuso e o uso da força excessiva da polícia e dos guardas prisionais sobre detidos e reclusos, a sobrelotação e a insalubridade das prisões, o menosprezo da Polícia Judiciária pelos direitos dos detidos, o tempo prolongado da prisão preventiva, a negação do contacto de reclusos com familiares e advogados e a integração no mesmo espaço de reclusos jovens com adultos e de presos preventivos com condenados.

Guiné-Equatorial ignora Estado de 
Direito, permite torturas e matança indiscriminada - EUA

O Departamento de Estado norte-americano considera que o regime na Guiné Equatorial ignora as regras de um Estado de Direito, permite que a polícia pratique a tortura e nega a liberdade de expressão, de imprensa e de associação. 


TELEFONE QUE LIGADO AOS TESTÍCULOS
DÁ CHOQUES ELÉCTRICOS
FICA NA GUINÉ EQUATORIAL?
"Os mais significativos problemas de Direitos Humanos [na Guiné Equatorial] são o desrespeito pelo Estado de Direito e o direito a um processo judicial justo, incluindo o uso de tortura e força excessiva por parte da polícia; ausência de liberdade de expressão, de imprensa, de assembleia e de associação; e corrupção administrativa generalizada", indica o relatório de 2014 do Departamento de Estado norte-americano.

Outros problemas de direitos humanos incluem "a impossibilidade de os cidadãos escolherem o seu governo através do direito de voto em eleições justas e livres; assassínios arbitrários e ilegais; abuso de detidos e de reclusos e fracas condições nas prisões e nos centros de detenção".

Estados Unidos apontam tortura e homicídios da polícia em Angola

Os Estados Unidos apontam casos de tortura e homicídios praticados pela polícia em Angola, entre outros abusos, segundo o relatório anual internacional sobre os direitos humanos, divulgado hoje pelo Departamento de Estado norte-americano. 

PRISÃO AMERICANA EM ABU GHRAIB FICA EM ANGOLA
De acordo com esta análise, relativa a 2014 e feita por país, entre os principais abusos dos direitos humanos registados em Angola contam-se punições "cruéis, excessivas e degradantes", incluindo "casos de tortura e espancamento" sobre cidadãos.

O documento, consultado pela Lusa, acrescenta, sobre Angola, que se verificaram "homicídios praticados pela polícia e outros agentes de segurança", bem como "limites à liberdade de reunião, de associação, de expressão e de imprensa", além de "corrupção oficial e impunidade". 

* Estranhamente os Estados Unidos são incapazes de reflectir sobre as atrocidades aos direitos humanos que ocorrem todas as horas de todos os dias naquele país. Somos contra a violência e hipocrisia.


.

Sem comentários: