11/06/2015

.

 ACONTECEU NA ISLÂNDIA


  
 08/06/15
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Islândia anuncia plano para 
eliminar controlo de capitais

Para evitar que a liberalização do movimento de capitais provoque desequilíbrios na economia, o Governo vai impor uma taxa de 39% sobre o valor dos activos dos bancos que sejam reclamados pelos credores. 
.
O governo da Islândia anunciou esta segunda-feira, 8 de Junho, um plano para eliminar os controlos de capitais que vigoram desde a crise financeira de 2008. 
.
PRIMEIRO MINISTRO
No entanto, para que o processo de liberalização do movimento de capitais não afecte a estabilidade económica e financeira do país, o Executivo islandês vai implementar uma série de medidas entre as quais a imposição de uma "taxa de estabilidade" de 39% sobre o valor dos activos dos bancos resgatados que sejam reclamados pelos credores, de forma a desincentivar a venda de activos e evitar desequilíbrios na economia. A taxa recairá sobretudo sobre os hedge funds, que compraram activos dos bancos falidos em 2008.

"O interesse público exige que os controlos de capital sejam levantados sem comprometer a estabilidade económica e financeira. Os objectivos da estratégia de liberalização em curso são baseadas no princípio fundamental de que os controlos devem ser levantados sem perturbar o equilíbrio da economia e sem encargos financeiros adicionais sobre o Tesouro ou o povo islandês", explica o Governo em comunicado.

Por outro lado, os investidores estrangeiros que detenham coroas islandesas podem trocá-las por outras moedas através de um leilão, ou comprar títulos do Tesouro de longo prazo.

Os controlos de capital estão em vigor na nação insular de 330 mil pessoas desde que os três principais bancos do país - Glitnir, Landsbanki e Kaupthing - colapsaram em 2008, com uma dívida combinada de 85 mil milhões de dólares. Segundo a Bloomberg, as restrições estão a bloquear cerca de 6 mil milhões de dólares de activos.  

O colapso da banca arrancou mais de 10% da riqueza do país em apenas dois anos e mais do que duplicou a taxa de desemprego para o nível recorde de 11,9%. Contudo, com a economia a voltar à normalidade, a Islândia há muito que planeia remover os controlos de capital que têm afectado o investimento.

O banco central do país estima que o PIB cresça 4,5% este ano, um valor bem acima das projecções da Comissão Europeia para a Zona Euro, que não vão além de um crescimento de 1,5%. 

.
.

Sem comentários: