11/06/2015

.
HOJE NO
 "A BOLA"

Orientação
Quatro medalhas para Portugal 
nos Mundiais de veteranos

O Dia de Portugal não poderia ficar melhor assinalado no segundo dia dos Campeonatos do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT 2015. Em Vale das Eiras, numa exigente prova de Distância Média, os nossos representantes vincaram a sua presença com quatro subidas ao pódio. Recuperando o título Mundial alcançado em 2013, Carlos Simões merece a nota de destaque.
.

Vale das Eiras, no concelho de Idanha-a-Nova, foi palco na manhã desta quarta-feira da final de Distância Média dos Campeonatos do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT 2015. Alinharam à partida 161 atletas em representação de 21 países, disputando os títulos mundiais em 15 escalões de competição.

O destaque vai, naturalmente, para a vitória do português Carlos Simões no escalão H40, ante um rival da craveira do dinamarquês Lasse Brun Pedersen, um homem que ostenta no seu currículo `apenas` quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze em Campeonatos do Mundo de Elite.

No escalão D40, Susana Pontes voltou a repetir o segundo lugar alcançado na final de Sprint, de novo atrás da espanhola Monica Aguilera, enquanto Francisco Moura e Luisa Mateus tiveram igualmente honras de subida ao pódio, o primeiro ao terminar a sua prova no escalão H60 na segunda posição e a segunda na sequência do terceiro lugar alcançado no escalão D55. Uma palavra ainda para o 4º lugar de Inácio Serralheiro (H55) e para o quinto lugar de Marco Palhinha (H40), ambos a quedarem-se muito próximo do pódio.

A par da Finlândia e da Grã-Bretanha, a França voltou a ser a seleção mais ganhadora no dia de hoje, com duas vitórias graças às superiores prestações de Aurelie Villar e Jean-Charles Lalevee, nos escalões de D45 e H55, respetivamente. Dos 41 atletas com honras de subida ao pódio na jornada inaugural, 23 repetiram a presença, com natural destaque para a espanhola Mónica Aguilera (D40), os franceses Aurelie Villar (D45) e Jean-Charles Lalevee (H55), a australiana Carolyn Jackson (D50), a britânica Charlie Sommers-Cocks (D55), o alemão Harald Maennel (H60), a suiça Monika Bonafini (D60), a dinamarquesa Birgit Hausner (D65), a neozelandesa Yett Gelderman (D70) e o austríaco Herbert Lackner (H75).

No final desta segunda jornada dos Campeonatos do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT 2015, o respetivo medalheiro não registou mexidas significativas. Dos catorze países com assento neste Quadro de Honra muito especial, apenas a Hungria se manteve inalterável, no dia em que a Grã-Bretanha subiu duas posições, fixando-se no terceiro lugar com três medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.

Continua a comandar a França, com cinco medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, seguida da Dinamarca, com três medalhas de ouro, sete de prata e sete de bronze. Com uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze, Portugal ocupa a 11ª posição na lista dos mais medalhados.

* Há portugueses fabulosos!

.

Sem comentários: