04/05/2015

.

HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Esta tinta é feita 
com pulmões de fumadores

Agência governamental tailandesa lançou campanha de sensibilização inovadora, que levou a um aumento do número de pessoas a tentar deixar de fumar.

Tinta negra feita com os pulmões doados por fumadores. É este o segredo da campanha de sensibilização lançada pelo governo tailandês através da Thai Health Promotion Foundation.

Mensagem dos Pulmões") conta, através de um vídeo que mostra uma tinta preta, que "esta não é uma tinta normal", que esta "foi o trabalho de uma vida inteira" de alguém, "de um homem que passou 50 anos a fazer cada uma das gotas", "ao fumar todos os dias".


O mesmo vídeo explica que, na Tailândia, 9% dos fumadores quer deixar o vício, mas que a maioria não tem hipótese de o fazer visto que o corpo não os avisa até ser tarde de mais.

Em cooperação com a universidade de Medicina da Universidade de Chulalongkorn, foi criada a primeira tinta feita com pulmões de fumadores. Para isso, a substância negra foi retirada dos pulmões doados, trabalhada, colocada em frascos e distribuída em espaços públicos.

Segundo o vídeo, a "Mensagem dos Pulmões" espalhou-se e foi ouvida em todo o país, com reportagens na televisão e na imprensa, com mais de 100 mil partilhas nas redes sociais, levando muitos fumadores a decidirem deixar de fumar. O número de participantes no programa de cessação tabágica da Thai Health Promotion Foundation teve um aumento de 500% em comparação com o ano anterior.

Um sucesso que a Tailândia quer que se espalhe por todo o mundo, com o lançamento do vídeo em inglês.

* O fumador é um suicidário, não há volta a dar! A campanha é excelente!



.

Sem comentários: