04/05/2015

.
HOJE NO
 "RECORD"

Sara Moreira: 
«Penso que estou a valer ainda mais»

Sara Moreira esteve bastante bem na Maratona de Praga, ao ser 2.ª com um novo recorde pessoal de 2:24.49 (menos 1.11 minutos do que na sua estreia em Nova Iorque, há cinco meses), marca que a coloca já como 3.ª maratonista nacional de sempre, a seguir a Rosa Mota e Jéssica Augusto. A prova foi ganha pela etíope Yebrgual Molese, em 2:23.49. 
 .
 "Claro que estou contente com o tempo que fiz, tanto mais que bater o recorde pessoal era o meu primeiro objetivo. Mas penso que estou a valer ainda mais", afirmou a Record, pouco depois de concluir a prova. "Talvez pudesse ter conseguido menos de 2:24.30, num percurso melhor do que este, que é plano mas tem muito piso em paralelo e linhas de elétrico, obrigando-nos a desviar ora para a esquerda, ora para a direita."

A atleta teve a companhia de Pedro Ribeiro, o seu marido (e treinador) até pouco depois da meia-maratona, que passou em 1:12.15h (fez depois 1:12.34 na 2.ª metade). Uma queniana, Janet Rono, que seria 4.ª, andou isolada na primeira metade e Sara era então 2.ª, com alguns segundos de vantagem sobre o grupo das etíopes. A atleta do Sporting conta como foi. "A temperatura estava boa mas havia algum vento nalguns pontos e a competitividade não foi a que esperava. O Pedro foi comigo até pouco depois da ‘meia’, quando as etíopes me alcançaram, e depois parou, pois eu já tinha companhia e ele já ia com um problema muscular na perna esquerda."

Tudo se decidiu aos 35 km. "Nessa altura, a etíope atacou, eu ainda tentei reagir, mas depois optei por seguir em ritmo mais confortável. Os últimos dois/três km foram os mais difíceis e aí abrandei um pouco, até porque a etíope que me seguia já ia distante." Rio’2016. Sara Moreira fazia nesta prova um teste importante relativamente aos Jogos Olímpicos do próximo ano. "Penso que a maratona será a minha prova do futuro, não só pela facilidade com que corro sozinha – nesta prova cheguei a impor o ritmo, quando estava com as etíopes – como pelo prazer que me dá a preparação. Mas em relação aos Jogos, não será uma decisão para ser tomada já e só por mim. Vamos a ver o que conseguirei nos 10.000 m do Mundial de Pequim, este ano. Mas é bem provável que no Rio’2016 opte mesmo pela maratona", explicou a atleta, de 29 anos, que fez questão de dedicar esta corrida à mãe, que fez ontem anos.

 * Nem a greve dos pilotos da TAP, aqueles que de empregados querem ascender ao patronato, a incomodou, grande SARA.


.

Sem comentários: