04/05/2015

.
HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"


Horta Osório convidado a integrar
. administração da holding da Fiat

A Exor, holding que agrupa todas as participações da fabricante automóvel Fiat SpA, poderá ter o actual presidente do Lloyds Bank no seu conselho de administração.
 .
A Fiat, fundada pela família Agneli, tem António Horta Osório na mira para integrar o "board" da Exor, holding que detém 29,19% e 44,31% dos direitos de voto da fabricante automóvel italiana.

Com efeito, a Giovanni Agnelli e C. S.a.p.az., nascida em 1987, que fabrica motores automóveis e que é accionista da Exor, apresentou à Exor a sua lista de candidatos para integrar o conselho de administração da holding e António Horta Osório consta dessa lista, sendo proposto para administrador independente.

Recorde-se que a Fiat, fundada em 1899 por Giovanni Agnelli, é actualmente liderada por um dos seus netos, John Elkann. Elkann é também o presidente da holding Exor e foi quem fez o convite a Horta Osório.

A Assembleia Geral de Accionistas decorre no próximo dia 29 de Maio e esta lista, que está hoje a ser divulgada pela imprensa em Itália, será levada a deliberação e aprovação.

António Horta Osório, presidente do Lloyds Bank, foi considerado pelo jornal "City AM & CMC Markets", em Dezembro de 2008, o terceiro homem mais influente do centro financeiro de Londres (a City), numa lista com 100 nomes.

Horta Osório substituiu Eric Daniels no cargo de CEO do Lloyds a 1 de Março. Depois de uma passagem pelo Citibank Portugal e pela Goldman Sachs, Horta Osório integrou o Santander em 1993, como CEO do Banco Santander de Negócios Portugal. Desde 2006 que estava no Santander UK.

Do universo da Fiat, desde que no ano passado se juntou à Chrysler, fazem parte marcas como Alfa Romeo, Ferrari, Lancia e Maserati.

* Um profissional de excelência não precisa de ser PR.

.

Sem comentários: