08/04/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Ministro continua a demolir 

Governante acusa moradores das ilhas barreira de ocultarem que têm outras casas.

O ministro do Ambiente acusou ontem alguns moradores das ilhas barreira da ria Formosa de estarem a instrumentalizar os protestos e a ocultar que possuem alternativas habitacionais. Jorge Moreira da Silva foi questionado no Parlamento e afirmou que as demolições são para continuar, ignorando os protestos dos moradores. 
 .
ILHA DA CULATRA
"Na maioria dos casos, estamos a falar de casas de férias e não de primeira habitação", referiu o governante, afirmando que até junho deverão ser realizadas "todas as demolições previstas". As palavras do ministro foram consideradas ofensivas para os moradores das ilhas. "São acusações gravíssimas, porque isso são situações que não existem e nem são concebíveis. Mas o ministro não pode só dizer as coisas, tem de fazer prova disso em tribunal", criticou Feliciano Júlio, da Associação de Moradores da Ilha do Farol.

Sílvia Padinha, da Associação de Moradores da Culatra, lamenta as palavras do ministro e que se esteja a perder "uma oportunidade de requalificar" um núcleo com mais de 200 anos. Os deputados da oposição acusaram o Governo de "expulsar" as comunidades locais para no futuro "beneficiar entidades privadas". Em resposta, Moreira da Silva referiu que a intenção é a de que as ilhas passem a ser "desfrutadas por toda a população" e não só por alguns. 

* Ninguém deveria viver naquelas ilhas. Se o Estado teve receitas oriundas das casas ilegais ali construídas não é pessoa de bem.


.

Sem comentários: