08/04/2015

.
HOJE NO
  "RECORD"

Carlos Barbosa:
 «Prontos para fazer o melhor 
rali do Mundo»

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, garantiu esta quarta-feira que está a ser organizado o "melhor rali do mundo", considerando que o regresso do Rali de Portugal ao Norte será "uma loucura". 

"Estamos prontos para fazer o melhor rali do mundo. Os troços são considerados os mais técnicos e mais difíceis do mundo. Os pilotos estão a zero porque não conhecem os troços. Está completamente decidido que nos próximos quatro anos o rali será feito no Norte", disse Carlos Barbosa.

O presidente do ACP falava aos jornalistas à margem da apresentação oficial da 49.ª edição do Rali de Portugal, prova pontuável para o mundial da especialidade (WRC), que terá lugar entre 21 e 24 de maio, regressando às estradas do Norte após 14 anos de ausência.
 .
"Vai ser uma loucura. Quando falamos em 600 mil pessoas no Algarve durante três dias, agora teremos seguramente mais, porque no Norte é onde está a paixão e também a proximidade com a Galiza que é uma zona muito aderente aos automóveis. Penso que vai ser o maior evento desde sempre do Rali de Portugal", apontou Carlos Barbosa.

Já durante o seu discurso na cerimónia que decorreu na Exponor, em Matosinhos, onde será instalado o centro nevrálgico do Rali de Portugal 2015, o presidente do ACP apontou o dedo ao antigo presidente da câmara do Porto.

"Se o Rali de Portugal não está no Norte há mais tempo deve-se a uma pessoa que é Rui Rio", disse.

A expectativa de que o rali de Portugal permanecerá no Norte durante os próximos anos foi acompanhada pelo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, que sintetizou esta decisão com a expressão "o bom filho à casa torna".

"A grande 'afición' do automobilismo em Portugal está no Norte. Queremos que este seja o melhor rali do campeonato do mundo de ralis. O nosso desejo é que este evento não se faça só por um ano.", disse Melchior Moreira.

Questionado sobre a polémica em volta do financiamento deste evento, uma vez que em julho de 2014 o Ministério da Economia anunciou que o Turismo de Portugal não iria apoiar financeiramente, Melchior Moreira que cabe à entidade nacional responder, garantindo que a entidade regional dará apoio.

"Hoje os eventos são fundamentais para promover os destinos turísticos. O Turismo de Portugal tem entendido que não é assim. Nós entendemos precisamente o contrário. Damos uma grande resposta de unidade regional", referiu.

A edição 2015 do Rali de Portugal deverá custar cerca de 3,2 milhões de euros, sendo que cerca de um milhão cabe às autarquias e entidades regionais, estando em curso uma candidatura a fundos europeus.

A decisão - adjetivada ao longo da cerimónia pelos vários intervenientes como "sábia" e "justa" - de promover o regresso do Rali de Portugal ao Norte foi também aplaudida pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), contou o presidente da comissão organizadora Mário Martins Silva.

"A FIA fez muita força para trazer o rali para o Norte. Compreende que é importante para o campeonato do mundo de ralis este entusiasmo do Norte à volta do rali", disse o responsável aos jornalistas, à margem da apresentação.

Também o anfitrião da sessão, o presidente da câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, afirmou ter "a certeza de que este rali será histórico", criticando ao mesmo tempo a decisão do Governo de não apoiar o evento.

"É vergonhoso que o rali tenha deixado de ter apoio só porque veio para o norte. Mas o Norte pode passar por cima dos apoios lisboetas e do centralismo", defendeu o autarca.

* Portugal um país de tribos, os portugueses uns pequeninos, todos querem um poleiro mesmo que finjam o contrário, o país fica para depois!

 .

Sem comentários: