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Senso d'hoje
Senso d'hoje
EDUARDO SÁ
PSICÓLOGO CLÍNICO
PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
SOBRE SI E AS CRIANÇAS
Temos os vícios de uma educação judaico-cristã que, em muitos aspectos,
foi uma mais--valia para a humanidade, mas noutros talvez não seja. De
repente ficamos com a noção de que, se nos soltarmos muito, podemos
ficar perigosos, o que é mentira.
Fiz um curso absolutamente normal e depois, na parte clínica, tive a
sorte de ter um professor que me direccionou para o trabalho com
crianças muito perturbadas, com autismo grave. E aí tive o meu primeiro
grande desafio: para quem achava que tinha estudado os grandes autores
da psicanálise, de repente via-me com crianças que não falavam bem a
minha linguagem e em relação às quais tinha de mudar completamente a
forma de comunicar. E tinha de fazer uma coisa, na altura, muito
difícil. As crianças lêem-nos os olhos e sentem-nos muito bem.
Costumo dizer que só começamos a ser pais ao segundo filho; o primeiro é
sempre uma criança em perigo. Mistura-se tudo: os pais que tivemos, os
pais que desejávamos ter tido, os pais que desejávamos ser, os filhos
que imaginamos construir. Preocupa-me que os pais transformem os filhos
quase num projecto de carreira e que não lhes dêem espaço para crescerem
como deve crescer, com regras mas com liberdade, com espaço para todos
errarem.
* Excertos de uma fantástica entrevista ao "i".
** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a
curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de
comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.
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