20/04/2015

.

   HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Portugueses só saem 
da casa dos pais aos 29 anos

Os jovens portugueses só deixam a casa dos pais, em média, aos 29 de idade. 

Quer isto dizer que Portugal é um dos países europeus onde os jovens abandonam mais tarde a morada dos pais, registando o sétimo lugar, de acordo com dados do Eurostat. A informação, publicada ontem, diz respeito a 2013, e revela que os jovens tomam esta iniciativa mais cedo nos países nórdicos: Suécia regista a idade mais baixa (19,1 anos), seguindo-se Dinamarca (21) e Finlândia (21,9). No extremo oposto, está a Croácia (31,9 anos), Eslováquia (30,7), Malta (30,1) e Itália (29,9).
 .
JANOTAS E PELINTRAS
Numa altura em que o Parlamento português discute um conjunto de medidas para promover a natalidade, os dados do gabinete estatístico europeu revelam uma realidade preocupante: em 2050, Portugal registará a mais baixa percentagem de crianças na população total, comparando com os restantes Estados-membro. Nesse ano, os menores de 15 anos vão pesar 11,5% no conjunto da população portuguesa. Em causa, estarão pouco mais de um milhão de crianças. Em 2014, esta fatia era maior: 14,6%, o sétimo valor mais baixo.

Quer isto dizer que, entre 2014 e 2050, a percentagem de crianças na população total vai cair 3,1 pontos percentuais, o segundo maior rombo entre 28 países.

*  Mas muitos meninos e meninas do papá e da mamã têm dinheiro para a discoteca, carro, fins-de-semana, férias no estrangeiro, tudo pago pelos papás, porque são janotas e pelintras. Poupar para alugar um apartamento pequeno que seja, e assumir responsabilidades não estão para isso.


.

Sem comentários: