30/04/2015

.

HOJE NO
 "i"

Homossexuais católicos chocados
 com apoio do Patriarcado 
a “terapias de conversão”

Conferência do norte-americano Richard Cohen em Lisboa foi promovida no site do Patriarcado.

A associação de homossexuais católicos Rumos Novos criticou o Patriarcado de Lisboa por ter apoiado uma conferência de Richard Cohen, um norte-americano que se diz especialista em “terapias de conversão” de homossexuais.

A conferência, que decorreu esta semana num hotel em Lisboa, era organizada pelo Centro de Recursos Pessoa, Família e Sociedade e foi promovida no site do Patriarcado.
 .
Uma “situação lamentável”, considera o coordenador nacional da Rumos Novos, José Leote, que explica que “a mensagem difundida pelo conferencista é de todo contrária à própria mensagem de Cristo”. Isto num momento em que, sublinha num comunicado enviado aos jornalistas, “o próprio papa Francisco parece apostado em cicatrizar muitas das feridas da Igreja, onde necessariamente se encontra o tratamento pouco fraterno, para sermos eufemísticos, que tem sido dado às pessoas homossexuais católicas”.

A associação que representa os homossexuais católicos em Portugal diz estranhar que o Patriarcado divulgue no seu site uma conferência dada por “alguém cujas teorias se encontram subjacentes às leis que permitem matar pessoas homossexuais no Uganda” ou que “afirma que a homossexualidade está relacionada com a raça”.

E termina dizendo esperar que o Patriarcado saiba corrigir o “lapso”, apagando do site “qualquer menção a esta triste conferência” para mostrar aos católicos que “caminha com o Papa nesta tentativa de cicatrizar as profundas feridas que alguma igreja deixou em muitos dos seus fiéis”.

O i está a tentar obter uma reacção do Patriarcado a esta tomada de posição da Rumos Novos. Entretanto, na página em que era promovida a conferência já não constam as informações da conferência, aparece apenas uma fotografia de Richard Cohen.

*  As organizações religiosas sustentam-se com fanatismos de variados tipos e dimensões, se o fanatismo não existisse a comunidade religiosa desaparecia. A igreja católica não escapa à regra, é homofóbica.


.

Sem comentários: