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"JORNAL DE NOTÍCIAS"
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O que deve saber sobre os combustíveis
. "low cost"
Serão os combustíveis "low cost", sem aditivos, sinónimo de baixa qualidade? Afetam o rendimento das viaturas? Provocarão problemas mecânicos a médio/longo prazo? As respostas variam consoante a fonte.
A única certeza é que os combustíveis
provêm todas das mesmas refinarias e que as grandes marcas afirmam
acrescentar-lhes aditivos para melhor corresponderem às necessidades dos
motores modernos.
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A DECO efetuou testes com gasóleo de
marca e "low cost" e não encontrou diferenças significativas, a não ser
no preço, bem menor no "low cost".
Segundo a Direção-Geral de
Energia e Geologia (DGEG), "todos os combustíveis comercializados em
território nacional têm que cumprir as especificações técnicas
estabelecidas na legislação em vigor, (...) independentemente de quem os
comercializa, (...) garantindo a qualidade dos produtos e a salvaguarda
das viaturas".
A Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis
já chegou a alertar para a "qualidade inferior" dos combustíveis "low
cost", "vendido mais barato porque é um produto base sem qualquer
aditivo, estando tecnologicamente ultrapassado há décadas e desfasado
das exigências tecnológicas dos motores fabricados hoje".
E há
quem aconselhe, por uma questão de prudência, a atestar um depósito com
combustível aditivado por cada quatro usando a gasolina ou gasóleo "low
cost".
Mais prudente, a Associação de Empresas Petrolíferas
(APETRO), em comunicado de dezembro passado, distinguia os "combustíveis
simples", à venda em todos os postos a partir de sexta-feira, dos "low
cost", mas sem nunca pôr em causa a qualidade dos mesmos.
"A lei
que agora entrará em vigor determina, por seu lado, que todos os postos
passem a comercializar apenas gasolina sem qualquer aditivo, não se
impondo qualquer condição relativamente ao preço praticado. A APETRO
afirma que "não é possível (...) nos postos de abastecimento
convencionais, conseguir reduções do preço de venda ao público,
semelhantes aos apresentados pelo "low cost", uma vez que se altera
apenas "um dos fatores de redução dos custos".
Mesmo assim, a
APETRO defende que os produtos aditivados se distinguem pela "qualidade,
fruto de muita investigação e desenvolvimento".
* Informação útil. Essa dos aditivos melhorarem a performance do carro é só para mistificar.
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