HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Como motivar os jovens para uma profissão com 200 mil empregos
Nos próximos anos a Europa vai ter um
défice de 200 mil engenheiros que poderá ameaçar o crescimento
económico. Como motivar os jovens a escolher os cursos de engenharia.
Imagine a sua vida sem água canalizada, estradas, pontes,
telemóveis ou internet. Conseguia viver sem frigoríficos, automóveis ou
edifícios? A maioria dos produtos e serviços que usamos no dia-a-dia
foi desenvolvida por engenheiros. Mas mais de metade da população
mundial não tem consciência disso.
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"A profissão invisível" foi a
expressão utilizada por Luís Cocian, autor do livro "Descobrindo a
engenharia", para classificar o engenheiro, uma profissão que poucos
sabem o que faz. Será que o seu filho tem consciência de todas as
oportunidades profissionais que tem à sua frente? Há muitas áreas
desconhecidas que podem ser a sua verdadeira vocação. Conheça aqui
alguns dos passos que devem ser dados para motivar as gerações mais
jovens para a profissão de engenheiro.
1.Quer um emprego? Tire o curso de engenharia!
"Se alguém me provar
que existe uma outra profissão, a seguir à medicina, com mais
empregabilidade que a engenharia, eu penitencio-me e vou a pé até
Fátima". A ironia utilizada pelo bastonário da Ordem dos Engenheiros
pretende referir o facto de haver pouco mais de 3% de desemprego no
sector, quando o desemprego jovem ultrapassa os 30%. Mesmo os
engenheiros civis "acabam por ir trabalhar para outros países ou em
obras no estrangeiro que estão a ser desenvolvidas por empresas
portuguesas", sublinha Rita Moura, presidente da Plataforma Tecnológica
Portuguesa da Construção. Só na Alemanha existem actualmente cerca de 72
mil vagas para estes profissionais.
2.Acabar com o 'bicho papão' da matemática.
Tal como não existem
monstros debaixo da cama também não existe nenhum 'bicho papão' da
matemática. "Mas essa imagem negativa da disciplina continua a ser
transmitida de pais para filhos", diz Isaura Vieira, da Direcção-Geral
de Educação. Esse é um mito que deve ser combatido. Os pais não devem
achar natural que os seus filhos tenham maus resultados a matemática. É
preciso mostrar que a disciplina tem aplicações concretas. Depois há o
problema da física. Dos 20 mil alunos inscritos em física, apenas sete
mil foram aprovados na prova específica. Perante estes números, que
considera inaceitáveis, o bastonário da Ordem dos Engenheiros questiona:
"É a prova específica que está errada? É o ensino que é mal dado? Como é
possível uma prova específica, de tal forma violenta, que conduz à
destruição de eventuais carreiras de engenheiros".
3.Aumentar a formação dos professores a matemática.
Aumentar a
formação dos professores do 1º ciclo a matemática é outra das medida
essenciais porque as dificuldades adquiridas nesta disciplina no básico
são muitas vezes difíceis de recuperar. Aumentar a carga horária da
disciplina da matemática no ensino básico e secundário são medidas que
estão a ser tomadas.
Mas é também preciso reformular alguns planos de
estudo da formação de professores, porque muitos programas de ensino
superior privilegiavam a pedagogia mas "se não houver conhecimentos
científicos essenciais, a matemática isso não vale nada", exemplifica
Isaura Vieira. Em Portugal apenas 25% dos estudantes secundários
manifestam a intenção de seguir o curso de engenharias, o que é muito
baixo comparado com os 80% da Bélgica.
4.Mostrar como estudar engenharia pode ser divertido.
"Nem pensar que
vamos para essa faculdade (universidade de referência na área da
engenharia), porque os alunos são todos 'nerds' e os professores são
horrorosos". Argumentos expressos numa conversa de um grupo de
estudantes do 11º ano, presenciada por Teresa Oliveira, professora na
Católica. A geração Z que está a chegar às universidades, valoriza cada
vez mais a interacção social. Por isso é importante combater esta imagem
negativa do ambiente dos cursos de engenharia, porque muitos "preferem
ir para o curso para onde vão os amigos".
5.Criar um novo herói:
"O super-engenheiro". Criar uma campanha do
super-engenheiro, um novo herói que cria a maioria dos produtos que
utilizamos no dia-a-dia, é a proposta de Fernando Branco, professor do
IST. "A maioria dos engenheiros não sabe promover o que faz", sublinha o
bastonário da Ordem dos Engenheiros. Muitos não têm consciência das
capacidades de liderança, gestão e resolução de problemas que
desenvolvem durante a sua formação, recorda a docente do Lisbon MBA,
Teresa Oliveira. Aumentar o prestígio da profissão de engenheiro,
divulgando notícias positivas nos media e tentando sensibilizar os pais
para a fácil inserção profissional, possibilidade de carreiras
internacionais e elevados salários que os seus filhos terão se optarem
por esta área são outras das medidas sugeridas pela Attract, uma rede
europeia de escolas de engenharia que quer aumentar a percentagem de
jovens a escolher as áreas de ciência e tecnologia. Defende-se ainda a
promoção de engenheiros como 'role models' recorrendo a representantes
da indústria, investigadores e alunos de doutoramento. As escolas de
ensino superior deveriam preocupar-se com o "marketing" da profissão,
sublinha o bastonário da Ordem dos Engenheiros.
6.Acabar com o mito de que a engenharia é uma profissão de homens
Convença a sua filha que a engenharia não é uma profissão de homens.
Sensibilize a sua escola para a necessidade de promover "Os dias das
engenheiras" como acontece noutros países europeus. E ainda promover
programas de mentorado para divulgar as áreas das engenharias são
algumas das medidas propostas.
* Os nossos amigos engenheiros, são bastantes, lêem este artigo e babam-se, porque não?
Já agora gostaríamos de ler dois artigos sobre outras duas importantes profissões, cantoneiros de limpeza, aqueles que recolhem a porcaria que fazemos diariamente, não vão os engenheiros acabar afogados em merda e a outra só poderia ser prostituta, a profissional que em qualquer "prato" recolhe os sentimentos mais sórdidos do ser humano, consta que os engenheiros também recorrem aos serviços e as utilizam nos seus projectos.
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