02/03/2015

.

 HOJE NO 
  "AÇORIANO ORIENTAL"

Noruega vai arrendar 
celas de prisão holandesas

A Holanda e a Noruega assinaram um acordo no valor de 25 milhões de euros que prevê o arrendamento de celas prisionais holandesas por Oslo a partir de setembro, anunciou o Governo holandês.
 
O secretário de Estado da Justiça holandês, Fred Teeven, e o ministro da Justiça norueguês, Anders Anundsen, assinaram o acordo em Veenhuizen, no norte da Holanda, indicou o ministério da Justiça em comunicado.
 .

O acordo, condicionado à aprovação dos parlamentos dos dois países, prevê a chegada de 242 presos noruegueses à prisão de Norgerhaven a partir de 01 de setembro de 2015.

"A razão deste acordo internacional é o facto de a Holanda dispor de muitas celas prisionais enquanto a Noruega não tem espaço suficiente para a sua população prisional", afirmou o ministério da Justiça holandês no seu comunicado.

O acordo, que custará à Noruega 25 milhões de euros, será válido por um primeiro período de três anos, com a possibilidade de prolongamento por mais um ano.

O direito norueguês será aplicado aos prisioneiros, que serão vigiados por guardas prisionais holandeses e um diretor norueguês.

* Não se pense que a Noruega é um país de criminosos, antes pelo contrário, só que na Noruega conduzir sob o efeito de álcool é crime com ida para a cadeia logo à primeira. De facto os noruegueses bebem muito e reincidem, a justiça é pesada e há "overbooking" prisional para estes infractores.
Já vimos um tripulante norueguês de um ferry boat, percorrer todos os autocarros de turismo em trânsito no navio, com uma máquina de filmar na mão, pertença dum português, até encontrar o dono. Pensamos ser o álcool a razão principal do aluguer de cadeias holandesas.


.

Sem comentários: