02/03/2015

.

HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Luanda recebe em Junho fórum
. empresarial entre Portugal e Angola

O fórum entre empresas de Portugal e de Angola vai realizar-se em Luanda no mês de Junho, anunciou o ministro da Economia português à Rádio Nacional de Angola.

A realização deste fórum foi anunciada em Janeiro pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, durante uma visita oficial a Luanda, estando inicialmente prevista para decorrer até Abril. 
 
ESTA CIDADÃ NÃO VAI AO FORUM
"Vamos este ano, em Junho, ter em Luanda um fórum empresarial, é algo em que estou a trabalhar também com o senhor ministro da Economia de Angola", disse Pires de Lima.

De acordo com a Lusa, o adiamento deste fórum visa aproximar o evento à realização da anual Feira Internacional de Luanda, o maior evento do país. Na mesma declaração, à margem de uma visita ao SISAB, o governante português defendeu os investimentos cruzados entre empresários dos dois países. 
 
ESTE CIDADÃO NÃO VAI AO FORUM
"Creio que é muito bom que os empresários angolanos apostem em Portugal. Creio também que é muito importante que os empresários portugueses possam continuar a apostar e a investir em Angola", acrescentou o ministro da Economia português.

No mesmo evento, onde participam 130 empresários de Angola, o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, recordou que o mercado angolano é o quarto principal destino de exportações de Portugal, e o número um fora da União Europeia. "E a relação, de resto, com Angola é muito especial, como todos sabem", afirmou o primeiro-ministro, na declaração à rádio angolana.
ESTES MENINOS VÃO ESTENDER A MÃO AOS "FORUMENSES"
Mais de 9.000 empresas de Portugal exportam actualmente para Angola e cerca de 2.000, angolanas, são participadas por capital português, segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Em 2013, as trocas comerciais entre os dois países ascenderam a 7.000 milhões de euros. Deste total, 3,1 mil milhões de euros foram relativos à exportação de bens e 1,4 mil milhões de euros de serviços, em ambos os casos de Portugal para Angola.

A 12 de Janeiro, durante a visita a Luanda, na presença do homólogo angolano, Georges Chikoti, o ministro Rui Machete anunciou a realização deste fórum empresarial até abril.

"Será um fórum de empresas portuguesas que vêm a Luanda discutir os problemas dos investimentos, das exportações, das importações, com empresas angolanas. Será este ano ainda, no primeiro quadrimestre", explicou, na ocasião, Rui Machete.
ESTES SE FOREM À PORTA DO FORUM, MATAM-NOS

Em simultâneo, igualmente até Abril, deveria ser assinada a constituição de um observatório empresarial das empresas portuguesas e angolanas.

"Basicamente é monitorizar aquilo que são os investimentos e o comportamento das empresas, angolanas e portuguesas, para as ajudar a desenvolver melhor os seus negócios e prevenir alguns erros que eventualmente ocorrem", disse ainda Rui Machete.

Estas medidas, segundo explicou o governante português, visam "continuar a impulsionar as relações" entre Portugal e Angola, que começam a "adquirir um grau de complexidade".

* Lá vão mais uma vez os empresários  portugueses, de conluio com o governo, avalizar a sangrenta ditadura angolana.

.

Sem comentários: