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Voos da TAP vão ter sempre
dois tripulantes no cockpit
Os voos da TAP passam a ter, a partir desta sexta-feira, dois tripulantes no cockpit durante todo o voo, dando seguimento ao reforço de medidas de segurança decidido pelo Instituto Nacional da Aviação Civil.
Segundo
fonte oficial da companhia aérea, "a orientação que a TAP tem seguido
até aqui é que as ausências do cockpit do comandante ou do copiloto se
verifiquem apenas em situações excecionais, com a recomendação de que
quando tal se verifique haja uma substituição por outro tripulante, para
que haja sempre dois elementos no cockpit"
.
"Face
à orientação agora divulgada pelo INAC, autoridade nacional competente,
a TAP passa a assumir esta recomendação como obrigatória aplicando-a em
todos os seus voos", adiantou à Lusa a mesma fonte.
O INAC decidiu emitir uma diretiva de navegabilidade, que obriga as companhias aéreas a manterem "em permanência, no mínimo, dois tripulantes no 'cockpit', em todas as fases de voo".
A informação foi avançada num comunicado da entidade reguladora e foi decidida no seguimento de contactos entre o instituto e a Agência da Aviação Civil Europeia, "com vista à concertação dos Estados-membros acerca das medidas a tomar" face às causas do acidente da Germanwings, indicou o INAC.
A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) também recomendou, esta sexta-feira, a presença em permanência de dois membros da tripulação nos cockpits dos aviões.
Numa "recomendação temporária" divulgada no seu 'site', a agência afirma que "as companhias devem assegurar que pelo menos dois tripulantes, incluindo pelo menos um piloto qualificado, estejam no 'cockpit' durante todo o voo".
Para a EASA, as companhias devem "reavaliar os riscos (...) associados ao facto de um membro da tripulação abandonar o 'cockpit' devido a necessidades operacionais ou fisiológicas".
A agência precisa que a recomendação decorre da "informação atualmente disponível" sobre "o dramático acidente do voo 4U 9525 da Germanwings" e que "pode ser revista à luz de qualquer nova informação relativa ao acidente".
"Enquanto ainda estamos a manifestar o nosso pesar pelas vítimas, todos os nossos esforços devem centrar-se em aumentar a segurança de passageiros e tripulações", afirma o diretor-executivo da EASA, Patrick Ky, citado no texto.
A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA), com sede em Colónia (Alemanha), é a agência da União Europeia responsável pela regulação da aviação civil.
* "Trancas à porta" é sempre uma falta questão. Por outro lado a TAP é das companhias mais seguras do mundo e não é um piloto marado que faz uma companhia.
O INAC decidiu emitir uma diretiva de navegabilidade, que obriga as companhias aéreas a manterem "em permanência, no mínimo, dois tripulantes no 'cockpit', em todas as fases de voo".
A informação foi avançada num comunicado da entidade reguladora e foi decidida no seguimento de contactos entre o instituto e a Agência da Aviação Civil Europeia, "com vista à concertação dos Estados-membros acerca das medidas a tomar" face às causas do acidente da Germanwings, indicou o INAC.
A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) também recomendou, esta sexta-feira, a presença em permanência de dois membros da tripulação nos cockpits dos aviões.
Numa "recomendação temporária" divulgada no seu 'site', a agência afirma que "as companhias devem assegurar que pelo menos dois tripulantes, incluindo pelo menos um piloto qualificado, estejam no 'cockpit' durante todo o voo".
Para a EASA, as companhias devem "reavaliar os riscos (...) associados ao facto de um membro da tripulação abandonar o 'cockpit' devido a necessidades operacionais ou fisiológicas".
A agência precisa que a recomendação decorre da "informação atualmente disponível" sobre "o dramático acidente do voo 4U 9525 da Germanwings" e que "pode ser revista à luz de qualquer nova informação relativa ao acidente".
"Enquanto ainda estamos a manifestar o nosso pesar pelas vítimas, todos os nossos esforços devem centrar-se em aumentar a segurança de passageiros e tripulações", afirma o diretor-executivo da EASA, Patrick Ky, citado no texto.
A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA), com sede em Colónia (Alemanha), é a agência da União Europeia responsável pela regulação da aviação civil.
* "Trancas à porta" é sempre uma falta questão. Por outro lado a TAP é das companhias mais seguras do mundo e não é um piloto marado que faz uma companhia.
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