27/03/2015

.
HOJE NO  
"OBSERVADOR"

Ultimate Power:
 os carros mais antigos 
já podem entrar em Lisboa

Os carros antigos podem circular em toda a capital portuguesa com um produto desenvolvido em Portugal que reduz a emissão de poluentes até 80%. Foi aprovado pela Câmara e custa menos de 300€.

Afinal, os carros anteriores a 2000 vão poder circular no centro da cidade de Lisboa, desde que estejam equipados com mecanismos de redução de emissões de poluentes aprovados pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes.
 .
A Ultimate Cell, desenvolvida pela empresa portuguesa Ultimate Power, foi recentemente aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa e permite a circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) em dois casos. Os veículos construídos entre 1992 e 1995 podem entrar nas estradas da Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenida das Forças Armadas, Avenida dos Estados Unidos da América, Avenida Marechal António Spínola e Avenida Infante Dom Henrique. E os carros fabricados entre 1996 e 1999 também podem circular no eixo Avenida da Liberdade/Baixa.

A Ultimate Power é uma empresa que desenvolve dispositivos de eficiência energética e proteção ambiental. Segundo a empresa, o aparelho em causa (que custará menos de 300€) reduz o consumo de combustível até 30% e diminui a emissão de gases poluentes até 80%, cumprindo com os grandes objetivos da União Europeia EU2020, respeitante às alterações climáticas e sustentabilidade energética para Portugal.

A Ultimate Cell otimiza a queima dos combustíveis, tornando o motor de combustão interna mais eficiente. O princípio de funcionamento baseia-se na introdução de pequeníssimas quantidades de hidrogénio na conduta de admissão de ar do motor. “O motor não só ganha um desempenho melhor, como se torna mais silencioso”, explica a empresa. Existem também versões do dispositivo adequadas aos motores de veículos pesados, geradores, máquinas industriais, embarcações e outros tipos de motores.

As Zonas de Emissões Reduzidas foram impostas desde 15 de janeiro com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes para cumprir as normas europeias. Com algumas exceções (relacionadas, por exemplo, com as zonas de residência), milhares de pessoas viram-se impedidas de entrar em Lisboa e obrigadas a vender os carros mais antigos para adquirir veículos mais recentes.

* Transportes públicos com lógica é do que Lisboa precisa. A Ultimate Cell é uma invenção portuguesa merecedora do nosso orgulho, mas o combate à  poluição urbana passa por outras concepções que não apenas o roncar dos motores.

.

Sem comentários: