26/02/2015

.

DOUTRO SÉCULO
 

"PARIS NA IDADE MÉDIA"


No século XIV, Paris tinha 200.000 habitantes. Uma cidade já densamente povoada onde os edifícios se alinhavam ao longo de pontes e onde uma centena de torres apontavam para o céu. As imagens que compõem este PPS foram extraídas do DVD "Paris na Idade Média", produzido pela Grez Productions, especializada em reconstituições de imagens históricas. As imagens a seguir, feitas com computação gráfica, nos permitem uma conexão virtual através dos tempos. "Viajar de ontem para hoje com as ferramentas de amanhã" é o objetivo da empresa autora destas imagens emocionantes. Os dois fundadores da Grez produções, William e Eric Zingraff Rabaud, queriam combinar "história, arte e tecnologia" para "descobrir o patrimônio cultural de uma forma inédita e atraente"

Paris de uma forma como nunca foi vista: em 1550, a Ilha Saint-Louis
ainda é habitada e a Pont Neuf não tinha sido construída.

A entrada do Châtelet ficava do lado da Rue Saint-Denis.
Na Idade Média, este era um prédio temido por suas masmorras.
No fundo, no lado esquerdo da imagem, aparece a Catedral de Notre Dame.

Uma catedral impressionante, embora para os autores desta simulação, “como não se pode hoje determinar as cores originais de Notre-Dame, as tonalidades usadas nesta simulação são apenas uma visão de artista”

O Château du Louvre protegia a cidade a oeste, bloqueando a passagem
do Sena com a Torre de Nesle (hoje extinta), na margem esquerda.
Os habitantes atuais de Paris vão notar a ausência da Pont des Arts

Nesta imagem aparece, ao fundo, o Louvre. À direita, a ponta da Ilha de la Cité
e as casas dos cônegos do Palácio da Cidade. Casas com armações de madeira aparente, charretes e embarcações antigas preenchem estas imagens que nos permitem realizar uma viagem no tempo.

Nesta imagem vemos o primeiro prédio que substituiu a "Casa dos Pilares”
e que mais tarde se transformou no Hôtel de Ville, a Prefeitura de Paris.

As casas se alinhavam sobre as pontes na Idade Média. Aqui, a Pont au Change (que ainda existe) e a Ponte aux Meuniers, em frente à Torre do Relógio do Palácio da Cidade. Ao fundo é possível distinguir a Abadia de Saint-Germain-des-Prés

A Sainte-Chapelle, na Ilha de la Cité, está localizada na área do Palácio da Justiça. Esta jóia gótica se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Na Idade Média, o Hôtel Dieu tinha 500 leitos para acolher pacientes, embora sem qualquer privacidade pois eram colocados até 4 pacientes
em cada cama. Nesta imagem aparece o topo da Notre-Dame em 2º plano

À esquerda, o Marché-Neuf, hoje a Chefia da Polícia de Paris, na
margem esquerda do Sena. No centro da imagem, a Ponte Saint-Michel







.

Sem comentários: