26/02/2015

.
 HOJE NO 
  "DIÁRIO ECONÓMICO"

Confiança dos consumidores portugueses
. no nível mais elevado desde Maio de 2002

A recuperação deve-se à melhoria das expectativas da situação financeira da família, do país e da poupança.

O indicador de confiança dos consumidores recuperou em Fevereiro, registando o valor mais elevado desde Maio de 2002.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador situou-se nos -21,2 pontos, uma melhoria face aos -21,9 pontos registados em Janeiro. Este é também o melhor valor desde Maio de 2002 e prolonga a tendência ascendente verificada desde o início de 2013.
 .
Esta recuperação reflecte o contributo positivo das expectativas dos consumidores sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar, da poupança e da situação económica do país. Já as perspectivas sobre a evolução do desemprego contribuíram negativamente.

Por sua vez, o indicador de clima económico estabilizou em Fevereiro, depois de ter aumentado ligeiramente em Janeiro. O indicador de confiança aumentou na indústria transformadora, na construção e obras públicas e no comércio e diminuiu nos serviços.

* Por vezes não percebemos os portugueses, muitas vezes até, o rácio da dívida pública em relação ao PIB é de 128,7%, o governo estoirou mais 2,6 mil milhões de euros do que estava orçamentado para 2014, que confiança é esta?


.

Sem comentários: