20/02/2015

.
 HOJE NO 
"OBSERVADOR

Grécia. 
Artista muda a paisagem 
das notas do euro

Faltava realidade, diz Stefanos. "O desmoronamento da economia grega fez eclodir a violência e a decadência social." As notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 ganharam outro peso.

Morte, pânico, desespero, risco e medo. Todos estes sentimentos e imagens foram representados por um artista grego… em notas de euro. É a sua visão da crise grega, que nestes dias vive um impasse com o novo governo a batalhar por outras condições de financiamento junto das instituições europeias. O nome dele é Stefanos.
.
“Observando as paisagens das notas de euro nota-se a ausência de realidade”, acusa o autor, em declarações ao Design Boom. “O desmoronamento da economia grega fez eclodir a violência e a decadência social — por isso decidi fundir estas duas coisas.”

O grego explicou ainda que quis usar um documento europeu, que circulasse de país em país, incluindo a Grécia. “Este meio permite-me ‘bombardear’ propriedade pública a partir do conforto de minha casa.”

 * A imagem é bem elucidativa, se fosse no nosso país as pessoas deviam estar penduradas na pala do pavilhão de Portugal, concepção de Siza Vieira, para exorcisar o crime público de abandono, da parte das  autoridades, daquele belo edifício. Uma coisa nos satizfaz, Paulo Portas não se instalou lá, com o seu ministério da inutilidade.

 .

Sem comentários: