20/02/2015

.

HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"

Desviam fortuna de banco 

Usaram empresas falidas e toxicodependentes para pedir créditos de um milhão.

Com recurso a empresas falidas e a toxicodependentes, um desempregado de Santa Maria da Feira montou um esquema criminoso que rendeu mais de um milhão de euros. Contou com a ajuda do gerente do Montepio de Santa Maria da Feira, de uma promotora de empréstimos e de um ex-advogado. 
 .

Segundo a investigação, em cinco anos, contraíram vários empréstimos em nome de empresas que não tinham atividade ou nem sequer existiam. O banco não tinha assim forma de cobrar a fortuna que emprestou. 

Os quatro arguidos – que têm entre os 42 e os 65 anos – foram ontem detidos pela PJ do Porto. Foi o Montepio que denunciou. A PJ apreendeu ao desempregado – considerado o cabecilha da rede – 11 carros de coleção e topo de gama. 

Tinha em sua posse um Bentley, um Aston Martin, dois Porsche e um Jaguar. As restantes viaturas são das marcas Audi e Mercedes. Só os carros valem um milhão de euros, pelo que a Judiciária admite que o valor desta burla seja muito superior. 

De acordo com a investigação, o grupo começou a atuar em 2010 e estava dividido por funções. O desempregado arranjava as empresas falidas e os toxicodependentes dispostos a constituir sociedades fictícias. Muitas eram criadas na hora. 

Depois cabia ao ex-advogado dar uma aparência real às empresas: fazia contratos de trabalho e forjava contabilidade. Esta falsa atividade permitia à promotora de empréstimos – que trabalhava com o Montepio – tratar dos créditos. 

Depois, o gerente autorizava os empréstimos. O grupo foi ontem presente ao Tribunal de Santa Maria da Feira.

* A táctica é muito semlhante à do GES, que por sua vez se inspirou no Lehman Brothers.

.

Sem comentários: