23/02/2015

.

  HOJE NO 
  "DIÁRIO ECONÓMICO"

Bancos suíços envolvidos no 
escândalo de desvio de fundos 
da petrolífera Petrobras

Duas instituições financeiras suíças foram ontem implicadas no escândalo de desvio de dinheiro da Petrobras pelo ex-director da petrolífera brasileira, Pedro José Filho. Em declarações prestadas à polícia, citadas pelo jornal ‘Folha de S. Paulo', o antigo responsável pela área de engenharia da Petrobras revelou que o presidente do banco Cramer jantou em Outubro de 2011 com Renato Duque - na altura director de serviços da petrolífera estatal brasileira - bem como o com consultor da empresa Júlio Camargo e também com João Ferraz, antigo presidente da ‘Sete Brasil'. 
 .
No dia seguinte, todos estes responsáveis abriram nessa instituição contas em nome de empresas-fachada, para onde enviaram 12,3 milhões de euros, dinheiro associado aos alegados subornos que recebiam para atribuir a empresas os contratos da petrolífera, recebendo periodicamente relatos pessoais dos gestores do banco sobre a segurança dos depósitos. Barusco revelou ainda que tanto ele como os outros administradores alegadamente corruptos da Petrobras colocavam o dinheiro em instituições europeias conforme o ‘sigilo' que estas ofereciam, tendo ele transferido em 2003 o dinheiro que recebia dos alegados subornos para o banco ‘Safra' de Genebra.

O antigo director revelou também que tanto ele como Renato Duque abriram "contas de passagem" no montante de 5,2 milhões de euros no banco Lombard Odier, de modo a dificultar a detecção do dinheiro ilícito por parte das autoridades.

* Suiça, a grande lavandaria global.


.

Sem comentários: