09/01/2015

.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Sondagem dá vitória a Podemos
 nas eleições legislativas

Uma sondagem divulgada esta sexta-feira aponta o recém-criado Podemos como vencedor das eleições legislativas em Espanha. Partido Popular ficaria a três pontos de distância e o PSOE a oito. 
 .
As eleições legislativas em Espanha estão previstas para Novembro. Mas, se fossem hoje, o recém-criado partido Podemos seria o vencedor, com 27,5% dos votos, mais três pontos do que o Partido Popular, actualmente no poder.
Os números constam do último ObSERvatório da rádio Cadena Ser, divulgados esta sexta-feira, que colocam os socialistas do PSOE em terceiro lugar, com apenas 19% dos votos.

Segundo o jornal El País, que cita a sondagem, o partido liderado por Pablo Iglesias atrai sobretudo o que o observatório chama de votos "órfãos" e os eleitores mais afectados pela crise económica. Entre os partidos, é o PSOE o mais afectado: cerca de 36% dos seus eleitores mostram-se inclinados a trocar os socialistas pela nova formação. 

Entre os votantes no conservador PP, a percentagem cai para 10%. Curioso é o facto de 14% do universo dos que votaram no Podemos nas recentes eleições europeias afirmarem que não o repetiriam nas legislativas por recearem o radicalismo das mudanças.

Outro dado relevante da sondagem é o de que não existem dúvidas quanto ao presidente preferido dos espanhóis. Em qualquer um dos cenários traçados, seria sempre Pablo Iglesias, líder carismático do Podemos.

*Em  Portugal infelizmente, só nos  _odem, não podemos nada.


.

Sem comentários: