18/01/2015

.


407.
Senso d'hoje

ALEXANDRE
SOARES DOS SANTOS 
EX-CEO DA JERÓNIMO MARTINS

SOBRE O AMIGO DE SOCRATES
Fico escandalizado e triste, principalmente. Tudo quebra a confiança das pessoas nos líderes políticos e temos de ter confiança em quem nos governa. É por isso que os jovens não querem discutir política, vão-se embora tristes com tudo. 

SOBRE O EMPREGO
O problema é que os políticos desconhecem o mundo a que pertencemos. Não há fronteiras, ninguém tem direito a um emprego, trabalha-se onde houver trabalho. Mas é preciso especialização, seja carpinteiro, seja mecânico ou jurista. Neste ramo queremos talhantes, padeiros, gente para a peixaria, e não há ninguém em Portugal. 

Somos refractários à mudança e por isso não conseguimos perceber os nossos problemas. Complicamos tudo. Estamos sempre a falar na protecção do trabalhador e se há coisa que em Portugal não se faz é proteger o trabalhador. 

SOBRE OS BAIXOS SALÁRIOS
Vem da educação do empresariado, que não evoluiu.


SOBRE O SNS
O Serviço Nacional de Saúde é muitíssimo bom. Eu e o meu chauffeur, em situações diferentes, já entrámos de urgência no Hospital de Santa Maria, sem cunhas, e foi impecável. Eu fiz uma angioplastia, ele foi operado à vesícula. Mas muitos portugueses entendem que o hospital, a maternidade, o médico, o advogado, o tribunal têm de estar à porta.  

FILOSOFIA POLÍTICA
Não temos democracia cristã, não temos social-democracia, não temos socialismo. A única coisa séria que existe em Portugal é o Partido Comunista ortodoxo português. Mas pelo menos sei quem são. E nalgumas câmaras deste país são até os melhores. Nas últimas eleições decidi não votar e uma neta disse-me: "O avô deixou de ter o direito de reclamar." E eu fui votar.

* Excertos de uma interessante entrevista ao jornal "i"
 

.

Sem comentários: