18/01/2015

.
ESTA SEMANA NA
"VISÃO"

Estado Islâmico está a dar instruções 
a militantes europeus para atacarem 
nos seus países de origem

Multiplicam-se na Europa as operações para identificar e impedir potenciais ameaças terroristas, com as atenções viradas, sobretudo, para os cidadãos regressados da Síria e do Iraque

Os organismos responsáveis pela segurança de vários países europeus receberem informações que apontam para que o Estado Islâmico tenha começado a dar instruções aos seus militantes para atacarem nos seus países de origem, segundo um especialista e contraterrorismo à CNN.
 .

"Isto seria um ponto de viragem porque o Estado Islâmico, até aqui, nunca orquestrou ataques terroristas no Ocidente", explica. "Tem havido militantes do Estado Islâmico que regressam mas têm atacado por sua conta e risco".

O alerta faz com que vários países estejam a investigar intensamente os cidadãos ou grupos de cidadãos regressados da Síria e do Iraque, suspeitos de se terem tornado militantes do Estado Islâmico.

Centenas de polícias na Europa estiveram nas últimas horas envolvidos em raides que visavam terroristas islâmicos e que resultaram em mais de 25 detidos na Alemanha, França e Bélgica.

Segundo este especialista europeu ouvido pela CNN, os atentados que estavam na calha foram ordenados pela liderança do Estado Islâmico como vingança pelos ataques aéreos na Síria e no Iraque. Reino Unido, França, Bélgica e Holanda estão entre os países que participam atualmente numa campanha contra o Estado Islâmico no Iraque.

* Não pode haver "meias tintas" os terroristas têm de ser anulados nas suas casas ou nos campos onde se treinam, o terrorista ideal é o terrorista morto. Isto não é xenofobia, é falta de alternativa.


.

Sem comentários: