19/12/2014

.
HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

O teste de 20 segundos que lhe vai
 dizer se tem risco de demência

Estudo japonês revela que os indivíduos que não conseguem equilibrar-se numa perna só durante pelo menos 20 segundos têm risco agravado de demência e AVC.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Quioto, no Japão, descobriu que o equilíbrio está relacionado com a saúde do cérebro: as pessoas que não conseguem equilibrar-se numa perna só durante, pelo menos, 20 segundos, têm maiores probabilidades de sofrer acidentes vasculares cerebrais e até demência.
 .
NÃO EXAGERE
Segundo o estudo sugere, esta incapacidade de manter o equilíbrio só com um pé no chão pode estar associada a pequenas hemorragias, insuficientes para causar sintomas, mas que revelam pequenos problemas cerebrais com grandes possibilidades de se agravarem.

O responsável pela investigação, Yasuharu Tabara, resumiu ao jornal britânico Telegraph os resultados da pesquisa: "descobrimos que a capacidade de equilíbrio numa perna é um teste importante para o cérebro. Os indivíduos que mostrem fraco equilíbrio devem receber atenção redobrada, uma vez que indica risco acrescido de doenças cerebrais e declínio cognitivo".

Os cientistas analisaram 841 mulheres e 546 homens com uma idade média de 67 anos, a quem pediram que se equilibrassem numa perna, com os olhos abertos, durante 60 segundos. Os participantes fizeram esta prova duas vezes e o melhor resultado foi usado na análise final. Todos fizeram igualmente ressonâncias magnéticas, para avaliar a circulação sanguínea no cérebro, e 34.5% dos participantes que apresentaram mais de duas pequenas lesões cerebrais tinham dificuldades em equilibrar-se numa perna só, indicando assim que a incapacidade de equilíbrio aponta, efetivamente, para alterações no cérebro e declínio cerebral precoce, mesmo nos indivíduos aparentemente saudáveis. O estudo foi publicado na revista Stroke, da Associação Americana do Coração.

Se já fez o teste e percebeu que para manter o equilíbrio precisa mesmo das duas pernas no chão, talvez o melhor seja falar com o seu médico. Só para tirar as dúvidas.

* E que tal os membros do governo fazerem o teste do pé no ar, ou com os dois, mesmo!


.

Sem comentários: