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"JORNAL DE NOTÍCIAS"
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Seis em cada dez consumidores
preferem produtos nacionais
Seis em cada dez consumidores preferem comprar produtos portugueses, sendo o azeite e o vinho as categorias mais procuradas, com mais de 93% a escolher a produção nacional, revela um estudo sobre hábitos de compra e portugalidade.
O inquérito,
coordenado pela professora do ISEG (Instituto Superior de Economia e
Gestão), Helena Martins Gonçalves, é apresentado, esta quinta-feira, no
Fórum Portugal Sou Eu, onde será feito um balanço dos dois anos de
aplicação deste programa que visa valorizar a oferta nacional.
.
.
O
estudo indica que 59% dos consumidores "tenta comprar produtos
portugueses sempre que existam", 28% preferem comprar portugueses
"apenas para algum tipo de produtos" e apenas 13% dizem ser indiferente o
país onde é feito o produto.
Em 13 das 17 categorias de produtos mais compradas, a escolha recai sobretudo na produção nacional, com destaque para o azeite e vinho (93,1% versus 0,9% de compras estrangeiras), pão, doçaria e pastelaria (91,3% vs. 1,5%), fruta e legumes (86,6% vs. 3%), peixe, carne e derivados (85,5% vs. 1,8%) e queijo (84,3% vs. 3,4%).
As compras estrangeiras predominam nos artigos eletrónicos, "software" e telemóveis (56,5% vs. 2,4%), eletrodomésticos (47,1% vs. 7,1%), higiene e cosmética (30,7% vs. 22,9%) e vestuário (28,4% vs. 24,5%).
Quanto à frequência de compra, 53,7% dos respondentes afirmaram adquirir produtos portugueses "muitas vezes", 26,8% "algumas vezes", 8,9% disseram não ter essa preocupação, 8,7% declararam comprar "sempre" e 1,9%, "raramente".
O estudo indica ainda que o vinho, o azeite, o peixe, o pastel de nata/Belém e o bacalhau são os produtos mais associados à "portugalidade".
O inquérito foi feito por via telefónica e eletrónica a pessoas de ambos os sexos, com 16 anos ou mais, residentes no território nacional, tendo sido validadas 1.301 respostas, das quais 52,5% de mulheres, sendo o erro da amostra de 2,7% para um intervalo de confiança de 95%.
O programa Portugal Sou Eu, uma parceria entre o Estado e as associações empresariais, foi lançado há dois anos "com o objetivo de valorizar a oferta nacional".
Conta atualmente com 2547 produtos qualificados de 319 empresas aderentes, estando ainda outras 900 empresas inscritas a aguardar a qualificação dos seus produtos. No total, o programa representa já 1.856 milhões de euros em volume de negócios.
O Portugal Sou Eu, que resulta de uma parceria entre o Estado e as associações empresariais contou com um investimento de 3,9 milhões de euros entre 2013 e 2014, dos quais 85% financiados com fundos comunitários, estando neste momento em curso o prolongamento do programa.
O balanço vai ser feito no Fórum Portugal Sou Eu que terá na sessão de encerramento o ministro da Economia, António Pires de Lima, o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.
* "Portugal sou eu" um nome bonito, apenas. Qual Portugal, o da corrupção, o da fome, o da mentira política?
Muito positiva a opção do consumidor português.
Em 13 das 17 categorias de produtos mais compradas, a escolha recai sobretudo na produção nacional, com destaque para o azeite e vinho (93,1% versus 0,9% de compras estrangeiras), pão, doçaria e pastelaria (91,3% vs. 1,5%), fruta e legumes (86,6% vs. 3%), peixe, carne e derivados (85,5% vs. 1,8%) e queijo (84,3% vs. 3,4%).
As compras estrangeiras predominam nos artigos eletrónicos, "software" e telemóveis (56,5% vs. 2,4%), eletrodomésticos (47,1% vs. 7,1%), higiene e cosmética (30,7% vs. 22,9%) e vestuário (28,4% vs. 24,5%).
Quanto à frequência de compra, 53,7% dos respondentes afirmaram adquirir produtos portugueses "muitas vezes", 26,8% "algumas vezes", 8,9% disseram não ter essa preocupação, 8,7% declararam comprar "sempre" e 1,9%, "raramente".
O estudo indica ainda que o vinho, o azeite, o peixe, o pastel de nata/Belém e o bacalhau são os produtos mais associados à "portugalidade".
O inquérito foi feito por via telefónica e eletrónica a pessoas de ambos os sexos, com 16 anos ou mais, residentes no território nacional, tendo sido validadas 1.301 respostas, das quais 52,5% de mulheres, sendo o erro da amostra de 2,7% para um intervalo de confiança de 95%.
O programa Portugal Sou Eu, uma parceria entre o Estado e as associações empresariais, foi lançado há dois anos "com o objetivo de valorizar a oferta nacional".
Conta atualmente com 2547 produtos qualificados de 319 empresas aderentes, estando ainda outras 900 empresas inscritas a aguardar a qualificação dos seus produtos. No total, o programa representa já 1.856 milhões de euros em volume de negócios.
O Portugal Sou Eu, que resulta de uma parceria entre o Estado e as associações empresariais contou com um investimento de 3,9 milhões de euros entre 2013 e 2014, dos quais 85% financiados com fundos comunitários, estando neste momento em curso o prolongamento do programa.
O balanço vai ser feito no Fórum Portugal Sou Eu que terá na sessão de encerramento o ministro da Economia, António Pires de Lima, o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.
* "Portugal sou eu" um nome bonito, apenas. Qual Portugal, o da corrupção, o da fome, o da mentira política?
Muito positiva a opção do consumidor português.
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