15/07/2014

.
HOJE NO
"DESTAK"


Conselho Científico LNEG queixam-se
 ao PR de "esvaziamento" da instituição 

O Conselho Científico do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) teme que o Governo esteja a "esvaziar" a instituição e já pediu uma audiência ao Presidente da República para lhe manifestar "profunda preocupação". 


Em causa está a aprovação recente em Conselho de Ministros de uma Lei Orgânica do LNEG que "preconiza a transferência de competências" e "conduz ao esvaziamento de uma grande parte das competências científicas da área da Energia do LNEG", diz o pedido de audiência enviado à Casa Civil do Presidente da República, a que a Agência Lusa teve acesso. 

 Esclarece a carta que, segundo a nova lei, há trabalhadores do LNEG que passam para a Direção-Geral de Energia e Geologia e para a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, que "não fazem parte" do SCTN (Sistema Científico e Tecnológico Nacional) e não podem exercer competências na área da investigação". 

* É muito simples, talvez surja em breve uma empresa, que por ajuste directo do governo, vá desempenhar tarefas no âmbito das competências que são agora retiradas ao LNEG. Certamente são tarefas que contratualizadas em ajuste directo vão ficar mais caras ao Estado. O governo não esvazia, suga CONHECIMENTO para os privados.

.

Sem comentários: