15/07/2014

.
HOJE NO
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Juncker eleito com mais apoios 
do que Durão Barroso

O luxemburguês Jean-Claude Juncker recebeu hoje em Estrasburgo o voto favorável de 422 eurodeputados na eleição para a Comissão Europeia, superando o apoio recolhido por Durão Barroso na assembleia em 2004 e 2009. 
Hoje, numa eleição por voto secreto, Juncker, que pertence à mesma família política de José Manuel Durão Barroso, o Partido Popular Europeu (PPE), teve 422 votos a favor, 250 contra e 47 abstenções, quando necessitava de 376 votos favoráveis para alcançar a maioria qualificada.

Há cinco anos, na sua recondução para um segundo mandato, a 16 de setembro de 2009, Durão Barroso recebeu 382 votos a favor, 219 contra e 117 abstenções (em 2004, fora eleito com 413 votos a favor, 251 contra e 44 abstenções).

Juncker, 59 anos, foi o candidato apresentado pelo PPE para as eleições europeias de maio passado, as primeiras nas quais, à luz do Tratado de Lisboa, as grandes famílias políticas apresentaram os seus próprios candidatos ao cargo de presidente do executivo comunitário.

O mandato de Jean-Claude Juncker começa a 01 de novembro próximo e terá a duração de cinco anos.

A próxima tarefa do político luxemburguês é solicitar formalmente aos chefes de Estado e de governo da UE que indiquem os candidatos a comissários, de modo a formar o seu colégio.

Juncker sucederá então dentro de três meses e meio a José Manuel Durão Barroso, o primeiro português presidente da Comissão, cargo que ocupou durante 10 anos, um recorde de longevidade apenas igualado pelo francês Jacques Delors (1985-1995).

* Depois da verticalidade de Delors os "donos do dinheiro" precisavam dum contorcionista, quanto a Juncker espera-se a mesma subserviência.


.

Sem comentários: