25/07/2014

.
HOJE NO
"RECORD"


Rali de Portugal: 
Área Metropolitana do Porto 
critica Turismo de Portugal

O presidente da Área Metropolitana do Porto, Hermínio Loureiro, considerou "inaceitável" que o Turismo em Portugal retire apoio ao "Rali de Portugal" no ano em que se realiza no Norte do país, esperando que a decisão seja revista. "É inaceitável que os responsáveis pelo Turismo em Portugal pretendam retirar o apoio financeiro ao Rali de Portugal, que vai ser realizado em 2015 no norte do país", afirma, em comunicado, Hermínio Loureiro segundo o qual esta é "uma prova desportiva de qualidade comprovada, integrada no Mundial de Ralis, com impacto e mediatização internacional e que prestigia o país". 

Para o também autarca de Oliveira de Azeméis "só pode ser uma coincidência este corte acontecer na altura em que a prova vai ser realizada no Norte do país, substituindo o Algarve, que foi sede do evento desde 2007, recebendo sempre o apoio do Estado, no valor de sete milhões de euros". Hermínio Loureiro considera ainda que "esta tomada de decisão constitui uma discriminação inaceitável e incompreensível para prejuízo do Norte do país, que tem feito um esforço imenso para corresponder às exigências desta prova e que se vê agora na iminência se ser mais uma vez lesado e prejudicado". "Espero sinceramente que os responsáveis pelo Turismo e do Governo revejam esta posição e mantenham o apoio financeiro à prova", frisa no documento em que defende que "todas as regiões merecem ser tratadas por igual" pelo que a Área Metropolitana do Porto "merece a organização desta prova desportiva com o apoio do Estado, tal como tem vindo a ser prestado até então".

Quinta-feira o Ministério da Economia anunciou que o Turismo de Portugal não vai apoiar financeiramente a edição de 2015 do Rali de Portugal nem a prova de WTCC, a realizar-se no Porto. "A decisão de não-concessão de apoio financeiro está alinhada com a estratégia de promoção definida para o destino Portugal, que passou a focar-se na comercialização, nomeadamente através da captação de rotas aéreas e de parcerias com operadores turísticos, e na adaptação da promoção externa ao 'marketing' digital, e que tem vindo a ser implementada nos últimos anos com resultados que todos consideram indiscutíveis", referia o ministério em comunicado. 


O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, afirmou, em declarações por escrito, que "embora reconhecendo o mérito desportivo e a qualidade do evento, uma análise do interesse em termos de promoção internacional do destino permitiu concluir que o retorno do ponto de vista turístico é superior noutras atividades de promoção (...) nomeadamente o 'marketing' digital, os acordos com operadores turísticos e o apoio à captação de linhas aéreas".

Já hoje a distrital do Porto do PS apelou hoje à intervenção de todos os atores regionais contra o que classificou como o "desprezo" do Turismo de Portugal por retirar apoio ao Rali de Portugal quando regressa ao Norte.

* Os interesses do Turismo de Portugal são de casino.


.

Sem comentários: