23/07/2014

.

HOJE NO
"RECORD"

Ministério Público suspende
 processo da Greenpeace

O Ministério Público (MP) determinou a suspensão provisória do processo relativo aos dez detidos num protesto da organização ambientalista Greenpeace no Estádio da Luz, em Lisboa, na final da Liga dos Campeões de futebol, em maio. 

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) revela no seu site que a investigação do MP do Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa, concluiu que os arguidos se introduziram no interior das tubagens da cobertura do Estádio da Luz, no dia 21 de maio, e aí permaneceram até ao dia do jogo, a 24 de maio, sem conhecimento dos responsáveis e agindo com a finalidade de levar a cabo uma ação espetacular de protesto na cobertura da estrutura.

O grupo foi detido cerca de 30 minutos antes do início do jogo, quando se preparava para fazer descer duas faixas, uma de protesto contra a empresa Gazprom e outra de referência à Greenpeace.

"Segundo os indícios recolhidos, os arguidos agiram por motivos ideológicos, com o objetivo de manifestar e divulgar publicamente a sua opinião de que a Gazprom deverá deixar de explorar o petróleo do Ártico e de que a UEFA deverá deixar de a ter como patrocinadora', aproveitando a elevada projeção internacional do referido evento desportivo", revela a investigação.

A PGDL informa ainda que a investigação decorreu entre 26 de maio e 11 de junho, o tempo previsto para a recolha de provas para julgamento em Processo Sumário, designadamente, interrogatório dos arguidos, análise de todo o expediente, análise e pesquisa de antecedentes, inquirição das testemunhas relevantes da PSP e das entidades desportivas, análise dos fotogramas, traduções do expediente e exame ao local.

Após as diligências, os arguidos foram indiciados pela prática do crime de invasão da área de espetáculo desportivo. A suspensão provisória do processo foi imposta aos arguidos pelo período de seis meses, com a condição de não voltarem a praticar factos da mesma natureza, não entrar em recintos desportivos em todo o território nacional, pedir desculpas aos lesados e pagar um donativo de 300 euros à Liga dos Amigos dos Hospitais.

Os ofendidos e assistentes, Sport Lisboa e Benfica e Federação Portuguesa de Futebol, aceitaram a dita suspensão, bem como a juíza de Instrução Criminal. A final da Liga dos Campeões jogou-se a 24 de maio e foi conquistada pelo Real Madrid, que venceu o Atlético de Madrid por 4-1.

* Temos pena que o Greenpeace não tivesse conseguido concretizar os seus objectivos, a UEFA merecia.

.

Sem comentários: