HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
DA MADEIRA"
Governo quer separar educação especial de dificuldades de aprendizagem
O Governo quer retirar dos apoios da educação especial todos os alunos
que não apresentem deficiências permanentes, mas garantido que a escola
continua a apoiar todos os alunos com dificuldades de aprendizagem.
A proposta integra as conclusões do grupo de trabalho que, ao longo dos
últimos meses, teve a cargo um estudo para a revisão da legislação
relativa à educação especial, e que hoje apresentou resultados numa
sessão no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, que contou com a presença
dos secretários de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho,
do Ensino e da Administração Escolar, Casanova de Almeida, e da
Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho.
As conclusões do grupo de trabalho apontam para a necessidade de alguma
revisão da legislação, sobretudo ao nível da integração num único
diploma dos diversos normativos dispersos, que deve, acima de tudo,
clarificar conceitos, em particular no que diz respeito à separação
entre necessidades educativas especiais permanentes ou temporárias ou,
dito de outra forma, entre o que realmente se enquadra na educação
especial e o que deve apenas ser classificado como dificuldades de
aprendizagem.
* Estas medidas não se devem a nenhuma teria ou método inovador para melhorar o ensino, é um acto simples de economicismo governamental para tirar benefícios a quem mais precisa.
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