17/06/2014

.
HOJE NO
"A BOLA"

Sporting entre os clubes mais formadores

O Sporting, com oito representantes, está entre os clubes que formaram mais jogadores convocados para o Mundial-2014.

A conclusão é de um estudo pelo Observatório do Futebol (CIES Football Observatory), cruzando duas variáveis: o número de jogadores da sua formação presentes no Campeonato do Mundo e o número de jogos realizados por esses jogadores na equipa principal do clube até aos 23 anos.

No topo da lista surgem os holandeses do Feyenoord, com nove jogadores no Mundial treinados na sua formação e 882 jogos na equipa principal de enquanto eram sub-23. Seguem-se Barcelona (nove jogadores, 783 jogos), Dínamo Zagreb (oito, 812), Ajax (sete, 867), Lille (oito, 760), Manchester United (Gsete, 708) e Deportivo Saprissa (nove, 445).

O Sporting surge no oitavo lugar do ranking, com oito jogadores formados no clube (Beto, Nani, William Carvalho, Rui Patrício, Cristiano Ronaldo, Miguel Veloso, João Moutinho e Varela, todos com 502 jogos pelo clube até aos 23 anos).

No 12.º lugar aparece o FC Porto, com sete jogadores da formação no Mundial (Hélder Postiga, Vieirinha, Ricardo Costa, Hugo Almeida, Bruno Alves, o colombiano James Rodriguez e o ganês Christian Atsu, com 471 jogos).

O Benfica surge apenas na 82.ª posição, com um jogador (João Pereira).

* A formação foi sempre apanágio da casa leonina.

.

Sem comentários: