03/06/2014

.


O QUE NÓS

RECORDAMOS!




Quando eu era criança…

Dez escritores de livros infantis recordam aquilo que liam e os brinquedos que adoravam


No dia 1 de Junho, é celebrada a infância, a primeira época da vida de qualquer pessoa. Contudo, há pessoas que não a deixam logo para trás, e que a revisitam para enriquecer a infância dos outros.

É o caso destes 10 escritores, a quem perguntámos quais foram os livros e brinquedos mais queridos em crianças. Todas estas pessoas criaram obras para o público infanto-juvenil e hoje em dia, povoam a cabeça das nossas crianças. 



Luísa Ducla Soares
74 anos
Escreveu mais de 100 livros infantis 


O livro: obras de Júlio Verne
O brinquedo: carrinho de pedais vermelho



“Amei os livros muito antes de saber ler, mas só a minha mãe, ocasionalmente, estava disposta a ler-mos - e mesmo assim, ia suprimindo frases para se despachar mais depressa da tarefa. Eu sabia de cor a história dos três porquinhos, a história dos sete cabritinhos, da velha e a cabaça e muitas outras em que a figura central era um lobo, que me enchia de terror embora eu soubesse que tudo acabaria bem.

Foi a obra completa de Júlio Verne que mais me encantou, pela sua imaginação prodigiosa e pelo entrelaçar da ciência com a fantasia.

Adorava a poesia que o meu pai me recitava, como a de Guerra Junqueiro, Camões, Gonçalves Crespo, Cesário Verde, João de Deus...



Gostava verdadeiramente do meu carrinho de pedais vermelho e dos animais que eram meus amigos e companheiros. Entre todos, eu adorava um coelho chamado Bimbim, com o qual ia brincar todas as tardes, ao voltar da escola. Era um novelo de afecto, de ternura, de amizade.

Um dia, cheguei a casa e não o encontrei. Abri o frigorífico e lá estava ele, esfolado, enquanto a pele se misturava com cascas de batatas no caixote do lixo. Agarrei no corpinho inerte, despido, na sua pele cinzenta, com lágrimas nos olhos, e enterrei-o debaixo do damasqueiro. Nesse dia acabou a minha infância.” 


A PARTIR DE UM TRABALHO DE LEONOR RISO

IN "SÁBADO"
01/06/14 


.

Sem comentários: