07/05/2014

PEDRO MARTA SANTOS

.



Exportação aos emigrantes

Sou um amolecido sentimental. Adoro os passarinhos (grelhados na brasa), quero acabar com a fome (de títulos do Boavista, o meu clube desde a infância tripeira) e amo o rosto das crianças (de preferência enquanto fazem birras a milhas de minha casa). Mas não há nada que me comova mais do que a excelência, esse alquímico paroxismo de trabalho e génio. Todos os portugueses excepcionais seduzem pelas centelhas do seu brilho, mas é o labor furioso, obsessivo, apaixonado que os distingue da multidão. São os casos, por exemplo, de Júlio Pomar e Paula Rego na pintura, de António Damásio na neurologia, de Eduardo Lourenço no ensaio, de Souto Moura e Siza Vieira na arquitectura, de Nélson Évora e Francis Obikwelu no atletismo, de Cristiano Ronaldo no futebol. Pomar radicou-se em Paris. Rego vive em Londres há quatro décadas. Damásio esteve nove anos no Iowa, leccionando hoje na University of Southern California. Lourenço fixou residência em Vence, França, há quase meio século. Évora e Obikwelu (nascidos, respectivamente, em Abidjan e Onitsha) foram treinar para Espanha. Ronaldo não trabalha em Portugal há 13 anos. Siza Vieira deu aulas em Bogotá, Lausanne e Harvard, e as suas obras estão espalhadas pela Holanda, Estados Unidos, Coreia do Sul.

Desde o século XII, quando o filho de um nobre da Borgonha decidiu romper com a sobranceria galega e leonesa, que o génio português se perpetua nos “estrangeirados” – o que seria da prosa de Eça sem as estadias em Bristol e Newcastle, ou da poesia de Pessoa sem a juventude em Durban?

Na semana em que se comemora mais um 1º de Maio, os emigrantes são a marca de água da lusitanidade no mundo. Se no caso da excelência, trabalhar no estrangeiro era uma opção, uma escolha, no caso dos que a ela hoje aspiram, trabalhar além-fronteiras transformou-se no único caminho possível. Outrora, a “fuga de cérebros” era o quadro de honra de um desígnio. Neste Dia do Trabalhador, tornou-se a forçada sangria de um corpo anémico chamado Portugal.

IN "SÁBADO"
05/05/14


.

Sem comentários: