HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Corrupção chega às salas de aula
Crianças e jovens discutem tema através da realização de um vídeo.
Foram entregues esta tarde os prémios da segunda edição do concurso ‘Imagens Contra a Corrupção'.
O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) propôs aos jovens do 2º e 3º ciclo e ensino secundário que elaborassem um vídeo sobre o tema. Mas este ano houve uma surpresa: o 4º ano teve também a oportunidade de participar através de desenhos, ideia que poderá vir a estender-se a todo o 1º ciclo.
PASTAR A CORRUPÇÃO
Para o secretário-geral do CPC, José F.F. Tavares, "de pequenino se torce o pepino", não vendo razão para não estender o concurso aos restantes anos.
Na categoria dos mais pequenos, foi a Escola Básica de Altura, em Castro Marim (Algarve), que saiu vencedora, com um desenho sobre o que as crianças querem para o seu futuro.
O Externato Infante D. Henrique, em Braga, arrecadou os prémios do 2º ciclo e do ensino secundário, enquanto a Escola do Alto dos Moinhos, em Sintra, venceu na categoria de 3º ciclo. O CM falou com algumas das alunas desta turma do 9º ano que afirmaram compreender melhor o que é a corrupção após fazer o vídeo.
A FACTURA SEM FINTAS
"Eu não tinha ideia de que havia assim tantos problemas destes na sociedade, a nível de corrupção política, fraude, plágio...", confessou Sara Grancho, de 14 anos. Premiar a qualidade Este ano os prémios não vão ser tablets, como na edição do ano passado, visto que os projetos foram feitos em turma e não individualmente ou em pequenos grupos.
A turma vencedora do 1º ciclo vai visitar a Caravela Vasco da Gama, enquanto o 2º e 3º ciclo vão passar um dia no Visionarium, um centro de ciência. Já a turma do ensino secundário foi premiada com um fim de semana para se divertirem juntos.
* Pode visionar dois excelentes trabalhos se considerarmos as idade dos alunos
.
Sem comentários:
Enviar um comentário