02/05/2014

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Campanha do Pirilampo Mágico
 arranca sábado

Seiscentos mil Pirilampos Mágicos, vestidos de lilás, vão estar à venda, a partir de sábado, em todo o país para ajudar 80 instituições de apoio a jovens e crianças com deficiência mental. 

A campanha do Pirilampo Mágico, que foi esta sexta-feira apresentada no Museu da Marinha, em Lisboa, e decorre até 25 de maio, tem como lema " Acende a nossa esperança" e além da venda do tradicional boneco por dois euros, contempla também canecas, pin, t-shirt e chávenas de café.

Desde 1987, data da primeira campanha, foram vendidos cerca de 19 milhões de bonecos, disse à agência Lusa a presidente da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci), Julieta Sanches.

Julieta Sanches disse estar "muito otimista" em relação aos resultados da campanha deste ano, devido à "solidariedade dos portugueses, que "é de tal ordem que o pirilampo não se tem ressentido", apesar da crise.

Presente na apresentação da campanha, a mulher do Presidente da República, Maria Cavaco Silva, apelou à solidariedade dos portugueses, afirmando que "O mês de maio é um mês para pirilampar".
"É imperioso, é um dever moral, que não deixemos que ninguém se perca", disse Maria Cavaco Silva, sublinhando que, "quando as coisas estão difíceis, ficam sempre mais difíceis" para as pessoas com deficiência.

Para o ministro da Solidariedade, Emprego e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, "o pirilampo é já um símbolo para os portugueses".

"É um caso sério de concorrência com outros símbolos portugueses como o Galo de Barcelos", comentou o ministro.

Salientou o facto de esta iniciativa "chegar a todos os portugueses, sem exceção, e ajudar à construção de um país mais solidário. Isso é, de facto, mágico".

Mota Soares sublinhou ainda que "é imprescindível reforçar as condições de participação das pessoas com deficiência" e "continuar a melhorar a prestação dos produtos de apoio às pessoas com deficiência".

"Prioritário é também o reforço das respostas sociais na área da deficiência", a área "mais deficitária" em termos destas respostas, acrescentou

A Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social sublinhou que o Pirilampo Mágico "é hoje um dos maiores símbolos da solidariedade social" em Portugal e "tem que ser uma ferramenta ao serviço da esperança".

"Queremos que ajude a mostrar a realidade das pessoas que apoia, os sonhos que transportam consigo, as oportunidades de que precisam para mostrar as suas competências ou para fruir plenamente os direitos de cidadania", frisou.

* Vamos todos comprar o "pirilampo"


.

Sem comentários: