15/05/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Contracção do PIB: 
Excepção ou sinal de alarme?

A economia portuguesa contraiu inesperadamente no primeiro trimestre. O Governo justifica com "factores irrepetíveis". O PS tenta impor o fim da "euforia". E os economistas destacam a dependência da economia das exportações. 
 .
A economia portuguesa caiu 0,7% no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses do ano passado. O Governo alega que as paragens na refinaria da Galp em Sines e na Autoeuropa explicam a travagem na economia portuguesa. Mas a oposição aproveita para deixar um aviso: é preciso refrear os ânimos do Executivo.

No final do Conselho de Ministros de hoje, Luís Marques Guedes justificou o desempenho da economia nos primeiros três meses com "factores irrepetíveis". O ministro referia-se ao "encerramento da refinaria de Sines e da Autoeuropa".

A refinaria de Sines da petrolífera parou a produção durante 45 dias a começar em Março para manutenção da infra-estrutura, o que causou uma quebra de 45% nas exportações da própria empresa durante os três primeiros meses de 2014.

Quanto à Autoeuropa, a empresa fez seis dias de paragem em Janeiro, que juntou às férias de Natal.

Já na semana passada, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, justificou a travagem em alguns indicadores referentes ao primeiro trimestre com as paragens de produção na Galp e na Autoeuropa. A governante acrescentou um outro motivo: a Páscoa em Abril.

Apesar dos números, o Governo considera que não há sinais para alarme e que a previsão de crescimento de 1,2% para este ano não está em causa. A Galp e a Autoeuropa "já estão mais uma vez no seu funcionamento normal, até com crescimento", disse Marques Guedes, acrescentando que "a alteração de circunstâncias é já manifesta".

No entanto, o PS não está convencido. "Estes dados devem servir para parar a euforia" do Governo, disse o deputado socialista Pedro Marques. "Este foi o terceiro pior desempenho da zona euro", registou o socialista, acrescentando que este "é um sinal de que o Governo tem de parar com esta política de cortes, de austeridade". Pedro Marques mostrou preocupação com evolução das exportações que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), caíram face ao trimestre anterior.

E o que pensam os economistas?
Paula Carvalho, economista-chefe do BPI-6.13% não vê nos dados do INE um sinal de alarme. "Esperamos que a economia volte a crescer a partir do segundo trimestre. Mantemos a previsão de crescimento de 1% anuais. Todos os indicadores, de actividade, confiança, emprego, economias externas, apontam nesse sentido", disse esta manhã ao Económico. A previsão do Governo, de um crescimento de 1,2%, "não parece estar fora de alcance", acrescenta a economista.

Segundo Paula Carvalho, os dados "ilustram sobretudo a fragilidade da procura interna, o elevado grau de dependência das exportações de alguns produtos específicos, não obstante o excelente comportamento dos produtos tradicionais". Ou seja, mostra que "o caminho em direcção a uma economia mais saudável, menos vulnerável a factores one-off ainda é longo".

Filipe Garcia, economista da Informação de Mercados Financeiros (IMF), também destaca a dependência da economia portuguesa face à evolução das exportações. "Segundo o INE, essa contracção teve como origem o abrandamento nas exportações, uma situação que corrobora os indicadores já conhecidos da produção industrial. Quando se depende mais das exportações para crescer, o PIB pode tornar-se mais volátil, porque depende mais da procura externa", afirmou ao Económico.

Além disso, Garcia lembra que os ventos que chegam da Europa não ajudam. "Os números também foram despontantes em alguns países da Europa, nuns casos devido às questões relacionadas com a energia, noutras em reflexo do desempenho da indústria. Mesmo o crescimento na Alemanha de 0,8% teve sobretudo como origem a procura interna e o Inverno pouco rigoroso na Europa e não a indústria ou a procura externa", sustentou.

A IMF continua a prever que "2014 será um ano de crescimento, mas muito moderado e dependente da procura externa". 

* Governo que pensa serem as exportações  o "milagre" da economia revela-se duma fragilidade intelectual extrema. O consumo interno é o mais importante e este governo decapitou o poder de compra dos portugueses.


.

Sem comentários: