HOJE NO
"RECORD"
"RECORD"
Rali de Portugal parte dos
Jardins do Casino Estoril
Mais de 330 quilómetros cronometrados, divididos por 16 especiais, e um regresso às históricas partidas dos Jardins do Casino Estoril são os ingredientes principais do Rali de Portugal, prova do Campeonato do Mundo apresentada hoje em Lisboa.
"Passam
40 anos do Rali Internacional TAP, o antecessor do Rali de Portugal, e
decidimos fazer a partida de um local emblemático e histórico ligado à
prova, os Jardins do Casino
Estoril. Depois disso, o Rali segue um figurino muito semelhante às
últimas edições pontuáveis para o Mundial de Ralis [WRC]", explicou aos
jornalistas o diretor de prova, Pedro Almeida, na apresentação do rali,
na sede do organizador, o Automóvel Clube de Portugal.
O
primeiro momento de competição do Rali, que decorre de 3 a 6 de abril, é
uma superespecial de 3,27 quilómetros na tarde de quinta-feira, com o
Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, como pano de fundo. Seguem-se depois
três dias de corrida em troços de terra no Algarve e Baixo Alentejo, num
total de mais de 336 quilómetros cronometrados em localidades como
Silves, Ourique, Almodôvar, Santa Clara, Santana da Serra, Malhão, Loulé
e São Brás de Alportel (um regresso ao Rali de Portugal).
"Novidades:
a classificativa mais longa do rali, que é Santana da Serra [31,90 km],
vai ser feita este ano em sentido contrário, o que, para os pilotos, é
uma novidade completa", explicou Pedro Almeida, acrescentando que este
ano também a tradicional "Power Stage" (última classificativa especial
que atribui pontos extra aos mais rápidos) vai sofrer alterações, por
imposição do promotor do WRC.
O novo formato para as provas
europeias do WRC impõe que a "Power Stage" tenha uma extensão entre 10 e
15 quilómetros e início obrigatório às 11 horas, pelo que a organização
da prova abdicou do formato do ano passado, em que a "Power Stage" foi
uma segunda passagem pelos 52 quilómetros de Almodôvar.
"Passámos
assim para uma versão mais curta em Loulé, apenas com 14 quilómetros,
porque esse troço vai ser transmitido a nível mundial pela televisão. É
preciso uniformizar procedimentos, portanto, teremos Loulé como troço
final do rali", salientou Pedro Almeida.
Para a 48.ª edição do
Rali de Portugal estão inscritos mais de 80 carros, 15 dos quais do
Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), além dos principais pilotos
portugueses - como Bernardo Sousa, Pedro Meireles, Rui Madeira e o
campeão nacional Ricardo Moura -, já que a primeira etapa é pontuável
para o Campeonato Nacional de Ralis.
Apesar da liderança de
Sebastien Ogier (Volkswagen Polo-R) no Mundial de pilotos (com três
pontos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Jari-Matti
Latvala), Pedro Almeida não arrisca favoritos.
"A Volkswagen
tem dado ao longo do último ano e meio uma prova de superioridade, mas
os ralis são difíceis de prever. Um incidente, mecânico ou não, pode
sempre acontecer. [...] Mas há outros pilotos que dão nas vistas [...] e
tenho a certeza de que o rali será bastante competitivo", afirmou.
* Vai ser uma bela prova.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário